Depois de um longo período de frio, eis que está de regresso a prometida chuva e, com ela, chega também uma subida das temperaturas mínimas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já havia previsto que o cenário meteorológico iria alterar-se com o regresso da nebulosidade e da chuva ao longo desta semana.
Para esta quarta-feira, os meteorologistas esperam céu geralmente muito nublado com períodos de chuva fraca no Litoral Oeste, que se poderá estender ao restante território a partir da tarde, sendo de neve acima dos 1200/1400 metros.
O vento soprará, em geral, fraco predominando do quadrante oeste, moderado (até 25km/h) do quadrante norte na faixa costeira ocidental a partir da tarde. Para o interior, prevê-se a formação de geada.
O IPMA sublinha também a neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir até ao final da manhã em alguns locais.
Quanto às temperaturas, a previsão é de que haja uma pequena subida das mínimas, em especial no litoral, e uma pequena descida da máxima nas regiões do Norte e Centro, exceto no nordeste transmontano.
Bragança é o distrito mais frio, apresentando uma mínima prevista de -2ºC , seguindo-se Vila Real com previsão de 1ºC, Guarda e Castelo Branco com 2ºC. As temperaturas mínimas em Braga, esta quarta-feira, não irão além dos 3ºC, ta como em Évora. Já nos distritos costeiros, as mínimas rondam os 5ºC e os 9ºC.
Quanto às máximas previstas para hoje, estas variam entre os 7ºC (Vila Real) e os 10ºC (Viseu) no interior norte, e os 11ºC (Castelo Branco e Viana do Castelo), os 13ºC (Lisboa, Leiria e Aveiro) e os 16ºC (Faro).