Site icon Rádio Boa Nova

Cheias no rio Alva voltam a destruir a ilha do Picoto em Avô

A chuva forte que se fez sentir durante a última madrugada e manhã desta quinta-feira (13) causaram a destruição da Praia Fluvial de Avô, conhecida por Ilha do Picoto. Ao final da manhã, o rio Alva cobriu por completo o complexo turístico.

A informação foi confirmada à Rádio Boa Nova pelo presidente da Junta de Freguesia de Avô, Manuel Pimentel. “O rio já cobriu a praia. Já não se vê a praia, o poço também não, assim como os pontões”, afirmou o autarca que destacou a forte corrente do rio Alva, assim como da Ribeira de Pomares. Para já, a zona do bar da Ilha do Picoto ainda não foi afetada.

À Rádio Boa Nova, Manuel Pimentel lembrou que esta é uma situação recorrente em Avô sempre que ocorrem chuvas fortes, que provocam cheias no Rio Alva. Voltam, por isso, a ser esperados elevados prejuízos neste ex-libris da vila de Avô.

Para além de ser forte, o caudal do rio traz detritos dos incêndios do verão passado e o arrastamento de troncos de árvores que danificam as margens do rio.

“Enquanto não se fizer aqui uma obra que está prevista e cuja candidatura já foi feita pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital” de intervenção no pontão da Ilha do Picoto, Manuel Pimentel acredita que o problema não será resolvido.

Lembra que “sempre houve cheias e vai continuar a haver”. “Antigamente é que o espaço não se encontrava arranjado como se encontra hoje”, disse.

Também contactado pela Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, referiu que, na sequência do mau tempo, há o registo de “queda de árvores na zona na encosta Casa dos Frangos – vale do Alva”.

Exit mobile version