Os alunos do pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) regressaram esta segunda-feira, dia 15 de março, às salas de aula. Ao todo, são cerca de 835 os alunos que retomaram o ensino presencial, cumprindo-se a 1ª fase de desconfinamento anunciada pelo governo na passada quinta-feira.
Carlos Carvalheira, diretor do AEOH visitou, esta manhã, algumas salas de aula e sentiu a “a alegria e a ansiedade das crianças de poderem voltar”. Um ansiedade partilhada pelo próprio que considera “importante e fundamental” o regresso à escola. À Rádio Boa Nova, Carvalheira garantiu que a escola “preparou-se para que pudesse recomeçar”.
“A escola é para ensino presencial”, afirmou o diretor que, nesta manhã, ouviu os próprios alunos dizer que preferem ter aulas na escola.
O regresso à escola acontece de forma faseada. “Também aguardamos com muita ansiedade e muita esperança que, no próximo dia 5 de abril, os alunos do 2º e 3º Ciclos possam voltar e depois, no dia 19, que o ensino secundário possa voltar”, frisou.
Para isso, apela a todos para que mantenham “os cuidados”. “Pelo facto de termos vindo, não podemos facilitar. A qualquer momento pode haver retrocesso e nós não queremos que isso aconteça, porque já sofremos todos muito”, vincou.
Responsável pelo pré-escolar e 1º Ciclo no AEOH, Artur Abreu mostrou-se, esta manhã, igualmente satisfeito pela reabertura das escolas, “até porque para além da escola viver das crianças, há uma sensação de que os mais prejudicados, no ensino à distância, são os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, nomeadamente dos dois primeiros anos de escolaridade”. “Era urgentíssimo que se pudesse dar este salto para o ensino presencial, para que os alunos melhorassem os seus processos de aprendizagem”, considerou.
Segundo Artur Abreu, esta segunda-feira regressaram cerca 835 alunos às escolas, dos quais 600 são do 1º ciclo e 235 do ensino pré-escolar. O responsável observou, ainda que cerca de 20 alunos do 1º ciclo estiveram sempre na escola durante a paragem do ensino presencial.
Sobre a testagem e vacinação de docentes e funcionários, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, disse ter a indicação de que “a partir de amanhã, dia 16, começarão a ser realizados testes, numa primeira fase para professores do pré-escolar e do 1º ciclo”. “A indicação sobre a vacinação é de que, nos dias 20 e 21 deste mês, possam ser já vacinados profissionais do pré-escolar e 1º ciclo”, informou.