Cerca de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também vários concelhos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Beja e Faro em perigo muito elevado de incêndio rural.
Às 07h30 de hoje, os incêndios que lavram nos concelhos de Murça e Chaves, no distrito de Vila Real, eram os que mobilizavam mais meios, com quase 700 operacionais no terreno, apoiados por mais de 270 meios terrestres, segundo dados da proteção civil.
De acordo com a ANEPC, às 07h30 combatiam os quatro incêndios em curso 728 operacionais, apoiados por 246 veículos.
Mais de mais de mil operacionais combatiam 32 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 429 veículos.
Nove distritos sob aviso amarelo a partir de 4.ª feira devido ao calor
Nove distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta-feira e quinta-feira devido à previsão de persistência de valores elevado da temperatura máxima.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 de quarta-feira e as 17h00 de quinta-feira por causa do tempo quente. No distrito de Faro, o aviso amarelo tem início a partir das 09h00 de hoje.
O IPMA vai elevar o aviso amarelo para laranja nos distritos de Bragança e Guarda entre as 09h00 de quinta-feira e as 06h00 de sexta-feira por causa do tempo quente.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 15 e os 27 graus.