Hoje , Dia Mundial da Bolota, cerca de 480 alunos de vários estabelecimentos de ensino pré-escolar participaram na ação “Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore” que resultou na sementeira de 1500 bolotas de sobreiro e carvalho e também castanha.
Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, em articulação com diversas entidades, a iniciativa permitiu “semear bolota e sensibilização ambiental” entre os mais pequenos. Teresa Dias, vereadora responsável pelas florestas, explicou na Rádio Boa Nova que as bolotas, hoje, plantadas vão ficar em cuvetes nas várias escolas para serem cuidadas pelas crianças durante um ano. “Em julho serão colhidas para plantação em local definitivo”, explicou
A ação hoje realizada tem em vista a reflorestação de áreas devastadas pelos incêndios florestais que, no último verão, tiveram um menor impacto no concelho, sobretudo no que respeita a área ardida.
Desde 2010, o município já procedeu à reflorestação de 25 hectares de terreno. Amanhã, dia da Floresta Autóctone, dá início a uma nova ação “Hora de Cuidar”, no Vale da Madrana, Chamusca da Beira. “Agora vamos cuidar com retancha das árvores mortas, podas de formação e limpeza de mato”, explicou.