A Associação PIDS- Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira promove no próximo fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, …
…o Carnaval da freguesia que promete ser “mais um grande evento”.
A acontecer pelo quinto ano consecutivo, o Carnaval da freguesia de Seixo da Beira começa a afirmar-se no concelho de Oliveira do Hospital e na região. Este é o objetivo da Associação PIDS, promotora do evento, que tem conseguido mobilizar gente de cada uma das sete localidades da freguesia em torno do Carnaval. Assim referiu, esta manhã, Júlio Mendes, da direção do PIDS, convidado desta manhã do programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, mostrando-se confiante de que o Carnaval que está a ser preparado resultará em mais “uma grande organização, um grande evento”.
Na Rádio Boa Nova, o jovem fundador da associação PIDS referiu que à semelhança dos outros anos, este ano, o Carnaval não tem tema associado, tendo ficado decidido em Reunião preparatória que “cada grupo deveria ser original e apresentar-se como quiser, até porque os recursos são poucos”. “O que queremos é que as pessoas vão como entenderem e se divirtam”, explicou.
Ano após ano, o Carnaval de Seixo da Beira tem vindo a crescer e, segundo Júlio Mendes “o grande fator de crescimento deste evento foi conseguir envolver as localidades de toda a freguesia”.
Este ano, o desfile vai contar com a participação de 13 grupos, entre os quais o Centro Paroquial e o Agrupamento de Escolas. Para além das associações e coletividades que participam, Júlio Mendes destaca a formação de outros grupos para participarem no Carnaval. Tal facto é demonstrativo de que se trata do Carnaval da freguesia de Seixo da Beira e não apenas da localidade de Seixo da Beira.
O desfile de Carnaval acontece na tarde de domingo, com início, às 14h30, no Campo da Bela Vista e segue para o Parque de Nª Srª da Estrela, com a novidade de neste ano terminar no centro da localidade, junto ao Cruzeiro. “Esse troço de rua vai ficar cortado e o final do desfile vai ser ali, onde moram mais pessoas idosas, que em anos anteriores não era fácil acompanharem o desfile”, referiu Júlio Mendes. Outro fator para a alteração ao trajeto, é para que o desfile termine junto aos dois cafés que ali estão situados e assim se proporcione algum negócio ao comércio local.
Esta manhã, na Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, convidou os ouvintes para que no domingo se desloquem até à freguesia de Seixo da Beira, para assistir ao desfile de Carnaval que vai contar com cerca de 250 figurantes e 13 carros alegóricos, sendo esta uma forma de “valorizar o nosso trabalho e de todas as coletividades”. “Visitem-nos”, desafiou o jovem.
Do Carnaval de Seixo da Beira faz ainda parte a realização de um baile, no dia 22 de fevereiro, pelas 22h00, na Associação Cultural e Recreativa da Sobreda, havendo prémios para o grupo como maior número de elementos mascarados.
A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Município de Oliveira do Hospital, Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros parceiros.
foto: Carnaval Seixo da Beira 2019