Site icon Rádio Boa Nova

Cerca de 200 crianças vão recriar “Terço Humano” em Oliveira do Hospital

A Catequese de Oliveira do Hospital realiza, na próxima sexta-feira, 25 de maio, pelas 21h30, o “Terço Humano”. A iniciativa, que vai contar com o envolvimento de cerca de 200 crianças e catequistas,  é dirigida a toda a comunidade.

 

O adro da Igreja Matriz é o local escolhido para esta realização, que vem acontecendo há já alguns anos no mês de maio, referenciado como o “Mês de Maria”. “Estamos no mês de maio, dedicado a Nossa Senhora e nos últimos anos tem havido a iniciativa de rezar a oração do terço”, referiu à Rádio Boa Nova o pároco António Loureiro, explicando que o “Terço Humano” tem a particularidade de proporcionar um maior envolvimento por parte das crianças. O grupo de catequese de Oliveira do Hospital conta com cerca de três centenas de crianças e jovens, e na iniciativa do Terço Humano, são esperadas cerca de 200.

A tomar como exemplo iniciativas anteriores, o pároco oliveirense considera que estes “têm sido sempre momentos muito importantes de participação, não só das crianças, mas também das famílias e dos pais”. Com a realização de um terço humano que se espera “mais animado”, as crianças “vão aprendendo que, como Nossa Senhora pediu em Fátima, todos somos chamados a rezar o terço”. Do mesmo modo, António Loureiro verifica que “através das crianças, também os pais são chamados a reviver estas tradições”.

Por estes dias, todas as crianças estão envolvidas na organização do Terço Humano. O pequeno Martim já sabe que que o terço “tem cinco mistérios, com um Pai Nosso e 10 Avés Marias”.

Marta Vieira integra o grupo de catequistas que está a promover a realização do Terço Humano. Segundo a catequista a composição do terço ainda é uma “novidade” para as crianças, mas esta já é uma forma de “irem percebendo”. O momento é de preparativos para esta iniciativa, que todos os anos é muito aguardada pela comunidade. “Catequistas e jovens estão-se a empenhar para que este seja um momento muito importante”, referiu.

Exit mobile version