Site icon Rádio Boa Nova

Cerca de 1100 alunos regressaram ao ensino presencial em Oliveira do Hospital

Tal como previsto na 2ª fase de desconfinamento no país, os alunos do 2º e 3º Ciclos iniciaram hoje o 3º período escolar em regime presencial. No concelho de Oliveira do Hospital cerca de 1100 alunos regressaram esta manhã à sala de aula.

rbt

Ainda que apreensivos e com alguma ansiedade os alunos do 2º e 3º ciclo voltaram, hoje, a ocupar os seus lugar nas escolas do Agrupamento de Oliveira do Hospital. No arranque de uma nova fase, Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) disse esta manhã, à Rádio Boa Nova, que “a expectativa é grande”. “A escola preparou-se. A escola estava ansiosa e os nossos alunos também decerto gostarão de voltar à escola. Esperamos que este 3º período seja até ao fim, sempre de forma presencial”, referiu o professor responsável pelo AEOH.

Cumprida esta etapa, Carvalheira espera “ansiosamente que, no dia 19 abril, os restantes alunos do secundário regular e profissional possam, regressar de forma segura e consciente e com confiança”. “Vamos continuar a lançar o repto aos nossos alunos para que continuem a cumprir as regras de higienização, de distanciamento para que possamos ao máximo manter os nossos alunos de forma presencial que é a essência da escola”. O diretor do AEOH garante que “os nossos professores e funcionários estão preparados para os acolher”.

“A expectativa é de que nas próximas três semanas possamos ter toda a comunidade vacinada”

A esta altura é positivo o facto “quase a totalidade” dos docentes e funcionários de Jardim de Infância e 1º Ciclo já terem iniciado a vacinação. “Esperamos que à medida que as aulas forem abrindo os outros professores e funcionários possam ser vacinados de igual forma. Previsivelmente no sábado, ou no sábado seguinte podemos retomar a vacinação”, adiantou o responsável, contando que “ a expectativa é grande” e vai no sentido de que “”.

A testagem vai também continuar no AEOH. “Já tivemos uma bateria de testes ao longo destes últimos meses. Primeiro para todos os que estavam na escola de acolhimento, depois todos os professores de JI e 1º Ciclo e assistentes operacionais. Amanhã, mesmo, iremos testar um universo de 249 elementos. Serão todos os outros professores, funcionários e assistentes técnicos (2º e 3 Ciclos)”, adiantou.

Para travar a pandemia, Carlos Carvalheira está certo de que é preciso que se verifiquem três situações: cumprimento das regras da Direção Geral de Saúde, vacinar o máximo de pessoas e fazer a testagem. “Julgo que o Ministério da Educação está a cumprir com esses pressupostos, para que no mais curto espaço de tempo possamos eliminar esta pandemia”.

“Já fomos vacinados, já fomos testados, vamos facilitar! Não pode ser esse o princípio. Devemos cumprir todas as regras de higiene. Vamos continuar apreensivos, cumpridores e respeitadores”, apela o diretor do AEOH.

Exit mobile version