O Projeto “ERASMUS + – (Trans)Formar Adultos”´é a mais recente aposta do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e insere-se “na estratégia de globalização extensível a todos os setores e níveis de ensino, incluindo a educação de adultos”
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o AEOH adianta que concebeu “esta candidatura como um meio ao serviço da mudança e da melhoria, em concreto, no serviço prestado no Centro Qualifica”.
Par concretizar este plano de mudanças no terreno, o AEOH “procura promover a aquisição de competências empreendedoras e de comunicação estratégica que sejam promotoras de um trabalho colaborativo e em rede mais profícuo, criando canais de comunicação internos, digitais ou outros, facilitadores do trabalho em equipa e da troca de informação”.
Noutra vertente, o AEOH pretende também que “as “soft skills” adquiridas pelos formadores possam ser disseminadas pela equipa e também pelos adultos, o que permitiria não só desenvolver o processo de formação, sempre que necessário, em regime de “e-learning”, mas sobretudo combater a infoexclusão”.
Por fim, o AEOH pretende “aumentar as competências em língua Inglesa dos profissionais envolvidos, bem como alargar horizontes, através do contacto com outras culturas e línguas e culturas”.
Para o efeito, foram criadas “quatro mobilidades, cada uma com dois participantes: um curso estruturado na Irlanda com foco nas competências de liderança e trabalho colaborativo “Managing effective change for organisations and teams”; outro curso na Holanda, que abordará a temáticas relacionadas com estratégias inovadoras de ensino híbrido e interativo utilizando as TIC “Interactive ICT-based and web tools for an effective blended, flipped and cooperative learning”; uma experiência de Job Shadowing na Finlândia e outra em Itália com observação em contexto de trabalho em instituições de ensino de adultos”.
A primeira mobilidade em Wicklow, República da Irlanda, “foi centrada no desenvolvimento de competências de liderança e nela estiveram envolvidas as professoras Cristina Borges, coordenadora do centro, e Ana Reis, formadora do ensino de adultos. A importância e assumpção do eu, dos outros e o estabelecimento de relações de cooperação foram temas abordados ao longo de uma semana, também ela muito rica do ponto de vista cultural”.
O AEOH lembra que “o Centro Qualifica está ao dispor de todos os adultos que pretendam aumentar as suas qualificações académicas e/ou profissionais ou só fazer formação de curta duração na área das TIC, Fotografia, Cozinha criativa e ética”.