Site icon Rádio Boa Nova

Centro Qualifica da EPTOLIVA reconheceu competências a primeiro grupo de seis pessoas

Inaugurado em setembro do ano passado, o Centro Qualifica da Escola Profissional Eptoliva já reconheceu competências ao nível do básico e do secundário ao primeiro grupo de seis adultos. Um segundo grupo de 16 pessoas “está a fazer o seu caminho” de validação de competências.

Para assinalar o bom desempenho da primeira leva de adultos que frequentaram o Centro Qualifica, a EPTOLIVA promoveu ontem, ao final da tarde, uma cerimónia de entrega de diplomas e certificados na Biblioteca Municipal João Brandão, em Tábua. Ana Lúcia Gonçalves, Eugénia Correia, Rui Amaral e Vera Marques (ausente) viram as suas competências reconhecidas ao nível do Ensino Básico. Hugo Pereira e Jorge Simões receberam certificados ao nível do ensino secundário.

Para Daniel Dinis Costa, presidente da Adeptoliva ontem foi, por isso, “um dia importante”, já que o Centro Qualifica está, assim, a cumprir o objetivo a que se propôs de “reconhecer competências, formar jovens e adultos que tivessem competências adquiridas, mas que quisessem aumentar as suas qualificações académicas”.

“Hoje temos o primeiro grupo, adultos que concluíram o ensino básico e outros do secundário. Com isso, podem hoje ter melhores competências académicas, profissionais e pessoais que lhes possam vir a aumentar a empregabilidade e abrir outros horizontes”, referiu o também diretor da Eptoliva à Rádio Boa Nova.

Nesta altura, “outro grupo de 16 pessoas também está a fazer o seu caminho”. “Estamos a cumprir aquilo que eram os nossos objetivos de, até ao final do ano, conseguirmos qualificar cerca de 20 pessoas”. Para Daniel Dinis Costa esse “será um objetivo bastante bom”, num território “em que muitas pessoas precisam de concluir o ensino básico e secundário, se calhar para poderem concorrer a melhores empregos”.

Ontem, o responsável partilhou o orgulho sentido pela Eptoliva “por estes serem os primeiros”. “Dar os parabéns pelo seu empenho. Esperamos que com as novas qualificações possam ter um melhor sucesso pessoal profissional e académico para o seu futuro”, afirmou.

 A funcionar no pólo de Tábua da Eptoliva, o Centro Qualifica está “direcionado para aquilo que é o concelho de Tábua, mas também para os concelhos da região da Beira Serra”. “Estamos abertos a todas as pessoas que se queiram inscrever e melhorar as suas habilitações académicas e formações profissionais”, referiu.

O Centro Qualifica tem aprovação para mais dois anos e Daniel Dinis Costa espera que se mantenha em funcionamento “por muitos mais anos”. No ano em que a Eptoliva comemora o 30º aniversário, o responsável nota que “este foi mais um serviço público que a Eptoliva conseguiu prestar à região”.

“Muito nos orgulha termos conseguido este Centro. É uma boa notícia para as empresas e instituições de Tábua, porque têm aqui um centro que lhes permite contribuir para o seu desenvolvimento”, considerou o responsável.

Para Ricardo Cruz, vice-presidente do Município de Tábua, que ontem marcou presença na cerimónia, foi dado “mais um passo naquilo que é o reconhecimento do saber fazer e da experiência que vocês têm, seja no nível básico ou secundário”. “É importante que as pessoas não deixem de apostar na sua formação, para que possam ter outros conhecimentos e possam ser mais-valias naquilo que é o vosso percurso profissional”, disse também.

O Delegado do Instituto de Emprego e Formação profissional do Pinhal Interior, João Domingues, também marcou presença na cerimónia.

Exit mobile version