Site icon Rádio Boa Nova

Centro Paroquial de Lagares da Beira com viatura para pessoas com mobilidade reduzida

O Centro Paroquial de Solidariedade Social CPSSL) de Lagares da Beira inaugurou, esta terça-feira, uma viatura recentemente adquirida que é “dotada de equipamentos que possibilitam o transporte de pessoas com mobilidade reduzida”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a direção do Centro Paroquial refere que “era um desejo antigo da instituição, atendendo às necessidades já existentes da comunidade”, salientando que “os efeitos resultantes da pandemia, tornaram-nas bem mais evidentes”.

“As características específicas desta viatura impactam, as respostas sociais de Centro de Dia, na medida em que, de forma direta, possibilita a fácil integração de pessoas com índices de dependência mais elevados e, de forma indireta, contrariam as influências e repercussões de ordem social, física e psicológica, consequentes do isolamento, possibilitando, desse modo, uma intervenção mais consistente, junto da equipa multidisciplinar. Por sua vez, a imposição de fortes medidas de isolamento à resposta social ERPI, desde do início da pandemia, determinam uma imperiosa necessidade de promover atividades em espaços exteriores, capazes de minorar as consequências resultantes da mesma, nos diferentes eixos de intervenção da pessoa idosa”, explica a direção.

Tendo em conta que a nova viatura terá também como missão a “promoção da qualidade de vida dos utentes”, a mesma foi adquirida com o apoio do Município de Oliveira do Hospital.

Embora simples, devido atual momento pandémico, foi realizada uma cerimónia de inauguração da viatura, seguindo-se a bênção da mesma, pelo Padre Pedro Simões, que contou com a “assistência de todos os utentes”.

Na cerimónia, António Raúl Costa, vice-presidente do CPSSL, sublinhou que “esta viatura poderá também responder às necessidades das demais entidades ou associações locais que dela necessitem, em proveito da comunidade”. Direcionou o seu discurso não só para a vasta história da instituição, com os seus quarenta anos, mas também a todos os colaboradores da mesma “pelo trabalho meritório que têm dado, sobretudo, neste período tão difícil, contribuindo para a inexistência, até à data de hoje, de casos COVID-19, nesta instituição”. O responsável saudou, ainda, o apoio que o Município de Oliveira do Hospital, representado na ocasião por José Carlos Alexandrino e o vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, tem dado à instituição, “nos seus diferentes domínios, culminando na concretização deste sonho antigo”.

Exit mobile version