Site icon Rádio Boa Nova

Centro de Saúde passa para a EB1 da cidade enquanto decorrem obras de remodelação

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital passará a funcionar nas instalações da Escola Básica Nº1 da cidade enquanto decorrerão as obras de remodelação e requalificação.

O edifício escolar, que agora se encontra desativo pela transferência dos alunos para o novo Campus Educativo, foi a “solução” encontrada para “libertar o Centro de Saúde” para as obras previstas, que representam um investimento perto dos 3 milhões de Euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A informação foi avançada por José Francisco Rolo na última reunião pública da Câmara Municipal. Segundo o autarca, após “reuniões com os profissionais de saúde”, chegou-se ao “consenso” de transferir os serviços de saúde para aquele espaço no centro da cidade. Neste momento, aguarda-se a “validação” para se” preparar o local”.

“Vai ser um trabalho exigente que vai criar constrangimentos”, referiu José Francisco Rolo, acrescentando contudo que “é para o bem dos cidadãos”.

O presidente do Município oliveirense assegurou que esta adaptação do espaço para acolher o Centro de Saúde não irá comprometer o projeto das novas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH). Explicou que a requalificação do Centro de Saúde resulta de uma candidatura ao PRR e a candidatura para as novas instalações da ESTGOH foi feita a um “aviso do Portugal 2030” através da CCDR Centro.
“O nosso desejo é que os dois projetos sejam uma realidade”, frisou.

Para José Francisco Rolo as obras de modernização do Centro de Saúde vão criar “melhores condições para os utentes e para os profissionais de saúde” e para “atrair mais médicos”.

“A vinda de um novo médico e a possibilidade de vir mais um são notícias positivas”. Objetivo é criar outra USF

Oliveira do Hospital conta com um novo médico na Unidade de Cuidados de Saúde Primários (USCP). O autarca avançou que, segundo troca de informações no ato de assinatura de contrato com este profissional, “o Dr. Rui irá assumir as funções de coordenador da UCSP”.

Paralelamente, José Francisco Rolo, através da coordenadora dos Cuidados Primários, Ermelinda Almeida, soube que virá mais um médico para Oliveira do Hospital. “Ontem obtive a informação de que será contratado mais um médico para a UCSP, reforçando o quadro médico”, explicou, destacando a “insistência e a atitude proativa junto da ULS”. “Às vezes temos que ser mais reivindicativos e mais exigentes. O nosso esforço vai no sentido de tentar, passo a passo, reforçar o número de médicos em Oliveira do Hospital”, sublinhou.

O objetivo é “ter um quadro médico e de enfermeiros que permita criar uma segunda USF para dar cobertura a toda a população”. Para isso é preciso “trilhar um caminho com força e determinação”.

“A vinda de um novo médico e a possibilidade de vir mais um são notícias positivas”, concluiu.

Exit mobile version