O Centro de Saúde de Tábua passou a disponibilizar serviços de raio-x, reabrindo a respetiva sala de diagnóstico com “uma requalificação”: o equipamento dispõe agora de digitalizador.
Segundo a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, o serviço Raio-x estará em funcionamento nos dias úteis, das 9h00 às 17h00.
A cerimónia de reabertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, e do Vice-Presidente, António Oliveira, do Presidente da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, a Coordenadora do Centro de Saúde de Tábua, Ana Silva e dos profissionais do Centro de Saúde, que destacaram, unanimemente, a importância deste equipamento para a melhoria dos cuidados de saúde no Concelho.
Este investimento da ULS Coimbra, está inserido nos “esforços desenvolvidos pela parceria com o Município de Tábua, com o objetivo de dotar os serviços de saúde das condições adequadas à prestação de um serviço de qualidade e de proximidade junto da população”.
Neste âmbito, a “autarquia tem vindo a trabalhar na atração de profissionais de saúde, criando condições para a fixação de médicos e outros técnicos, concretizou recentemente a entrega de uma viatura elétrica ao Centro de Saúde que facilita a mobilidade dos profissionais junto dos utentes nas várias localidades do Concelho, prestando-lhes cuidados domiciliários, bem como os significativos investimentos efetuados nas instalações, como recentemente o AVAC que se traduz num maior conforto para os utilizadores desta infraestrutura ou a intervenção para beneficiação e modernização do edifício do Centro de Saúde que irá concretizar-se muito em breve e que tem associado um investimento de 623 mil euros”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz, a reabertura da Sala de Raio-X representa um passo importante na prestação de cuidados de saúde em proximidade, permitindo que a comunidade Tabuense beneficie de um serviço de qualidade, sem necessidade de deslocações para outros serviços, alguns dos quais extremamente congestionados. Destacou ainda que a atenção disponibilizada pelo Município a esta área é uma prioridade claramente assumida desde o início do mandato, na medida em que a saúde é o principal fator para o bem-estar da população e sua felicidade, e, por conseguinte, pelo contributo para o desenvolvimento integrado do Concelho.
Numa nota divulgada pelo organismo presidido por Alexandre Lourenço, lê-se que “este é mais um esforço da ULS de Coimbra para oferecer serviços integrados em proximidade, sempre na lógica da otimização de recursos e da valorização da proximidade, nos cuidados de saúde a prestar à população”.
“A ULS de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, integrando oito unidades hospitalares e vinte seis centros de saúde. Com um compromisso inabalável com a inovação e a qualidade, a ULS de Coimbra trabalha diariamente para melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade que serve”, refere a estrutura.