Site icon Rádio Boa Nova

Centro de Saúde de Seia contará com mais uma nova médica de família já em novembro

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda garante que, já a partir do início do mês de novembro, o Centro de Saúde de Seia passará a contar com mais uma nova médica de família.

No seguimento do assumido na tomada de posição do passado dia 30 de setembro, a Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial (CSICT) da Assembleia Municipal de Seia, reunida em 21 de outubro de 2019, informa toda a população senense de que reuniu no passado dia 2 com o Coordenador do Centro de Saúde de Seia e nos passados dias 3 e 17 com o Conselho de Administração da ULS da Guarda.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, em tais reuniões, a CSICT transmitiu a todos estes responsáveis a sua profunda preocupação com a situação difícil que se vive no concelho de Seia quanto à prestação pública de cuidados de saúde primários e hospitalares, especificando carências e necessidades e solicitando a adoção de medidas concretas para que se ultrapassem tais dificuldades.

Assim sendo, a presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda garantiu que, já a partir do início do mês de novembro, o Centro de Saúde de Seia passará a contar com mais uma nova médica de família e que será solicitada à tutela a abertura, no próximo ano civil, de mais três vagas para médicos de família para o Centro e suas extensões assim como o melhoramento das instalações sanitárias do edifício do Centro de Saúde.

Na reunião foi referido que já foi aprovada a abertura de concurso público para fornecimento e instalação do novo equipamento de raios X para o Hospital Nossa Senhora de Assunção, que se prevê estar em funcionamento até ao final do 1.º trimestre de 2020 e que estão a ser preparadas algumas contratações de médicos para suprir carências em várias especialidades como Urologia e Ortopedia.

Segundo a responsável, “será entretanto solicitada à tutela a abertura, no próximo ano civil, de uma nova vaga de médico de medicina interna para o Hospital” e “vai ser estudada a possibilidade de, na época de inverno, ser alterada pontualmente, e apenas se possível (sempre no respeito pelos protocolos operacionais/clínicos em vigor), a disposição do serviço de urgência do Hospital, por forma a atenuar as dificuldades de espaço sentidas e a melhorar a capacidade de resposta. Na ocasião referiu ainda que já foi adjudicada a concessão do bar do edifício do Hospital.

Consciente do muito que continua a subsistir para melhorar e resolver, a Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial (CSICT) da Assembleia Municipal de Seia vai agora solicitar, também com carácter de urgência, um novo conjunto de reuniões com diversos outros responsáveis políticos e técnicos, nomeadamente da ARS do Centro (Coimbra), da CCDR do Centro (Coimbra) e do Governo (Ministério da Saúde).

“A CSICT assume o compromisso de continuar a manter toda a população do concelho de Seia a par dos resultados concretos das diligências encetadas”, lê-se no comunicado.

Exit mobile version