Site icon Rádio Boa Nova

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em comum na China

A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE)  reuniu-se esta segunda-feira, dia 7 de maio, na Guarda,…

…num encontro que aconteceu em paralelo ao 5º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, organizado pelo Turismo Centro de Portugal, e que está a decorrer nesta cidade.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, esta reunião da Comissão de Turismo da EUROACE contou como temas centrais alguns dos projetos em que as três regiões participam de forma comum ou coordenada: casos da feira ITB Shanghai, na China, que vai acontecer já este mês; um evento gastronómico das três entidades em Bruxelas, com chefes de cada região; encontros “Meet Portugal em Espanha” e “Meet Espanha em Portugal”, com empresários de ambos os lados; um “roadshow” nos Estados Unidos; ou a candidatura ao Projeto Europeu POCTEP.

Estiveram presentes, entre outros, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal; Francisco Martín Simón, Diretor Geral de Turismo da Extremadura; e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
“Estas reuniões servem para definir a aposta estratégica em quatro fileiras: Turismo do Património e Cultura; Turismo de Natureza e Ativo; Turismo Gastronómico e Enoturismo; e Turismo Religioso”, considerou Pedro Machado no final da reunião. “Isto representa um virar de página para um mercado alargado. Somar as três regiões é potenciar a atratividade da Eurorregião”, acrescentou.

Francisco Martín Simón destacou o facto de o turismo estar a criar cada vez mais empregos na eurorregião. “São 91.000 empregos e queremos chegar aos 100.000”. Para isso, é preciso virem mais turistas e o mercado chinês é estratégico. “China gerou 136 milhões de viagens em 2017, em todo o Mundo. Estima-se que serão 222 milhões em 2025. Queremos mostrar aos chineses que o paraíso existe e está nesta eurorregião”, disse.
Vítor Silva elogiou os esforços que têm sido feitos com esta união e reiterou a aposta no mercado chinês: “Na China não sabem o que é Portugal ou Espanha, sabem o que é a Europa. Faz sentido esta promoção conjunta”.

Exit mobile version