Site icon Rádio Boa Nova

Centro de Gestão da Refe Informática do Governo vai instalar-se em Seia

Foi assinado, ontem, em Almeida, na presença do Ministro-Adjunto e da Economia e do Secretário de Estado da Valorização do Interior, Pedro Siza Vieira…

… e João Paulo Catarino, respetivamente, o protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), que permitirá a instalação desta estrutura em Seia.

O CEGER é o suporte tecnológico ao Governo, assegurando a gestão da Rede Informática do Governo (RInG) e a prestação de todo o suporte necessário nos domínios das tecnologias de informação e de comunicações e nos sistemas de informação. Neste domínio, aquele centro garante a utilização eficaz das redes de comunicação eletrónica, a sua segurança e a colaboração entre organismos do Governo e da Administração Pública, que são fatores de competitividade, de modernização da governação e de redução de custos.

Tendo como focos estratégicos a segurança informática e de comunicações, e a qualidade na prestação de serviços de tecnologias de informação, garantindo a fiabilidade e segurança das trocas de informação entre todos os gabinetes governamentais, o CEGER de Seia será uma réplica da estrutura original, com informação relevante e atualizada, capaz de responder em cenários de catástrofe.

Concluída que esteja esta fase, pode equacionar-se a médio prazo efetuar uma deslocalização progressiva de infraestruturas de backoffice, de momento instaladas na sua totalidade em Lisboa, cumprindo objetivos de segurança e utilização racional de espaços, admitiu o diretor do CEGER, Tito Vieira.

O Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, adianta que o município criará todas as condições, desde as instalações às demais infraestruturas, necessárias para que o projeto se concretize, como consubstancia o protocolo de cooperação. O autarca congratula-se com a escolha do Governo ao eleger Seia para localizar este tipo de infraestrutura, que se reveste de elevada importância na medida em que contribui para dar visibilidade e notoriedade ao município, associado à inovação e qualificação do território, e que pode alavancar outros investimentos de base tecnológica.

Para além disso, a deslocalização do arquivo e gestão de dados do Estado para Seia constitui uma forma de promover a coesão e a valorização deste território através da fixação de serviços tradicionalmente centralizados, sendo que a réplica no Interior incluirá informação relativa à certificação eletrónica do Estado e dados da Rede Informática do Governo (réplica dos “backups”).

Exit mobile version