Site icon Rádio Boa Nova

Centro Comunitário “é a casa do orgulho lagarense”

O Centro Comunitário de Lagares da Beira foi inaugurado ontem e é visto como “a casa do orgulho lagarense”, pelas memórias que já criou à população de Lagares da Beira.

Na inauguração daquele espaço que já foi quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e serviu os dois ranchos da vila, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital, mostrou-se “feliz e emocionada” pela existência “de mais um espaço cultural no concelho”. “Que sejamos capazes de fazer um bom cartaz cultural. Há espaço para fazermos cinema, dança, música, teatro, palestras, conferências, tertúlias. É um espaço multifuncional que eu acredito que, em conjunto, possamos reunir e fazer desta casa, a casa de todos vós”, afirmou, garantindo que “será uma mais-valia” para o concelho.

Raul Dinis Costa, que ontem viu o seu nome atribuído ao auditório do Centro Comunitário, lembrou a reivindicação da Junta de Freguesia em “fazer alguma coisa do espaço”, que “fosse útil a toda a população de Lagares da Beira”. “Lutámos para que este momento chegasse”, referiu, agradecendo a José Carlos Alexandrino e a todo o seu executivo. “Está aqui uma obra com dignidade, que vai servir todas as instituições, toda a população. É para estar de portas abertas”, frisou.

Por sua vez, Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, vincou que o executivo “nunca desistiu” do projeto já ambicionado há muito por Raul Dinis Costa, reforçando que “foi a persistência” que levou à concretização da obra. Na sua intervenção deu conta de que “havia dificuldade em criar eventos por falta de um espaço adequado”. 

“Finalmente tudo isso passará a ser possível. Talentos e artistas do concelho e da região terão oportunidade de se dar a conhecer com este espaço. O Centro Cultural de Lagares da Beira, requalificado e equipado, deixará um futuro rico em memórias. Este local será um impulso para o desenvolvimento cultural da freguesia, do concelho e da região”.

Visivelmente emocionado, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense e natural de Lagares da Beira, começou por referir que “todos os lagarenses têm um bocado desta casa” dentro de si. “Também somos parte desta casa”, disse, defendendo que “este espaço faz parte da identidade de Lagares da Beira”. “Há 20 anos alguém sonhou e insistiu. Hoje, volvidos 20 anos, concretiza-se uma obra que é um orgulho para Lagares da Beira”, afirmou, acrescentando que “não se pode falar da história de Lagares da Beira sem se falar deste espaço”.

“Esta é a casa do orgulho lagarense, porque todos nós nos revemos nesta casa. Tenho muito orgulho em fazer parte deste executivo presidido por José Carlos Alexandrino, que materializou um sonho de todos os lagarenses: devolver esta casa à comunidade. Este Centro Comunitário não é da Câmara Municipal. É da comunidade de Lagares da Beira”.

A encerrar a cerimónia, José Carlos Alexandrino realçou que o Município “fez aquilo que tinha de ser feito”. “Esta inauguração é de defesa e recuperação de um património que tem uma história”, começou por dizer, explicando que “esta casa vai ser entregue, por protocolo, à Junta de Freguesia”. Adiantou que a Câmara Municipal “deve participar na ajuda a alguns espetáculos promovidos com grupos exteriores”. Na ocasião, reforçou que a homenagem prestada a Raul Dinis Costa “é justo pelo que fez por esta freguesia”.

Na cerimónia de inauguração, estiveram presentes representantes das várias coletividades e associações da freguesia, assim como Miguel Ventura, presidente da ADIBER, associação responsável pelo equipamento do Centro Comunitário, angariado através de uma candidatura.

Exit mobile version