Site icon Rádio Boa Nova

Centro 2020 aprovou mais 200 projetos para empresas da região

Desde que foi lançado o Portugal 2020 a Região Centro já viu aprovados investimentos de quase dois mil milhões de euros. Às empresas chegaram 120,8 milhões.

As indústrias de moldes, serralharias e tubos metálicos da região Centro foram as mais dinâmicas a apresentar candidaturas – e a vê-las aprovadas – no âmbito do mais recente pacote de investimentos levado a concurso pelo Programa Operacional (PO) do Centro – Centro 2020.

De acordo com informação divulgada pelo gabinete da gestora do PO Centro, a indústria metálica absorveu 31,7% dos 200 projetos de investimentos recentemente aprovados para empresas da região. Estes 200 projetos correspondem a um investimento de 225 milhões de euros e a um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 126 milhões de euros.

De acordo com a mesma fonte, trata-se de 167 projetos de Inovação Produtiva (108 milhões de euros), 16 de Empreendedorismo Qualificado e Criativo (dez milhões de euros) e 17 de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (oito milhões de euros). Neste conjunto de projectos, os territórios mais dinâmicos correspondem às Comunidades Intermunicipais (CIM) de Leiria (com 28,4% dos apoios), de Aveiro (com 19,8% dos apoios), do Oeste (com 15,5%) e de Coimbra (com 12.9%), que representam globalmente cerca de 77% do FEDER aprovado pelo Centro 2020.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, considera que as empresas da Região Centro “estão a cumprir o seu papel e estão a aproveitar esta oportunidade dos apoios comunitários”. “A região só cresce e cria emprego se houver investimento. Neste contexto, o investimento empresarial, sobretudo aquele com perfil inovador e diferenciador e que permite às empresas concorrerem no mercado global, é absolutamente determinante. É precisamente para apoiar este investimento que temos os fundos comunitários”, refere a gestora em comunicado.

Desde que arrancou o Portugal 2020, a região Centro viu aprovados, 2294 projectos empresariais que envolvem um investimento de 1.995 milhões de euros e uma comparticipação FEDER de 992 milhões de euros. Trata-se de apoios aprovados tanto no âmbito dos programas Centro 2020 como do Compete 2020, programa temático virado para a competitividade e inovação empresarial.

Deste montante aprovado apenas 120,8 milhões de euros é que foi efetivamente transferido para as empresas da região.

com:publico.pt

Exit mobile version