Site icon Rádio Boa Nova

Censos 2021: Como olham os candidatos para a perda de 6,9% da população em Oliveira do Hospital?

Oliveira do Hospital perdeu em 10 anos, 6,9 por cento da sua população, de acordo com os resultados preliminares dos Censos 2021. Atualmente residem no concelho 19.421 habitantes.

Em face desta realidade, a Rádio Boa Nova auscultou os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nas próximas eleições de 26 de setembro acerca desta perda.

António José Cardoso, candidato pela CHEGA considera que a perda estará aquém da realidade, não se espantando que as pessoas que tenham residência no concelho, mas que trabalhem fora “ande à volta das 16 mil pessoas”. Verifica que em 150 anos de censos “nunca em 10 anos se perdeu tanta população” e que “isto deve fazer refletir alguém”.

Francisco Rodrigues, candidato pela coligação “Construir o Futuro” (PSD/ CDS-PP), considera que estes são números que “preocupam”. O candidato considera que os vários responsáveis do concelho, nos últimos anos, “não foram suficientemente competentes”, assistindo-se a um “definhamento progressivo das nossas capacidades de atrair residentes e fixar população”.

Para João Dinis, candidato pela CDU, é preocupante “esta sangria do concelho em população”. Atribui a perda populacional “à falta de condições económicas para, sobretudo, os jovens se fixarem no nosso concelho”, que os obriga a sair do país, porque “não há emprego em número suficiente”. “É preciso evitar este desastre social”, defende.

José Francisco Rolo, candidato pelo PS considera estar diante de uma “questão desafiante e complexa e um tema, extremamente, sério que não se resolve com passes de magia”. Para o candidato o investimento tem que passar “pela materialização de condições para a fixação de famílias e aumento da taxa de natalidade”.

Exit mobile version