Site icon Rádio Boa Nova

Cemitérios “velho de Oliveira do Hospital” e de S. Paio de Gramaços com medidas preventivas

A União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços comunicou um conjunto de “medidas preventivas” a aplicar nos cemitérios da sua gestão – o cemitério velho da cidade e cemitério de S. Paio de Gramaços, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Clique na imagem para ampliar

A medida que decorre da “situação de calamidade” decretada pelo Governo face ao agravamento da pandemia da Covid-19, determina que: não será permitida a permanência de mais de 25 pessoas em simultâneo no interior dos cemitérios, devendo as pessoas aguardar no exterior sempre que esta situação se evidencie. É obrigatória a utilização de máscara de proteção no interior dos cemitérios e respetivos logradouros; É obrigatória a desinfeção das mãos à entrada e à saída, existindo equipamentos com pedaleiras disponíveis para o efeito”.

A União de Freguesia determina ainda que “para os trabalhos de ornamentação e conservação, os visitantes deverão levar os seus próprios objetos e utensílios, sendo a partilha de quaisquer destes bens deverá ser evitável e dispensável”.

Os visitantes deverão “obrigatoriamente manter o distanciamento social de dois metros e respeitar todas as regras de etiqueta respiratória”. Devem ser evitados “diálogos e outras afinidades de proximidade”.

“O tempo máximo de permanência para cada pessoa e/ou família, no interior dos cemitérios, é de 30 minutos;  o máximo de duas pessoas deverá marcar presença em cada campa/jazigo em simultâneo, exceto se coabitarem entre si”.

A Freguesia de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços apela “ao respeito e bom senso de todos para o cumprimento das normas de prevenção, de higiene e segurança, a fim de juntos podermos contribuir para a não da propagação da Covid-19”

Informa ainda que “em caso de agravamento da evolução epidémica, poderão ser alteradas as medidas em vigor, assim como, o não cumprimento das medidas poderão levar ao encerramento imediato dos cemitérios”. A Junta apela ainda à pessoas para que não deitem lixo para o chão e utilizem devidamente os contentores.

Exit mobile version