Site icon Rádio Boa Nova

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

… em pareceria com a Junta de Freguesia e as coletividades locais, vai promover no sábado, dia 25 de Fevereiro, durante a tarde/noite, uma “Cégada do Entrudo”.

“Como era comum antes dos abrasileiramentos das nossas tradições carnavalescas, o antes do início do período quaresmal, propiciava a explosão dos desejos “pagãos” de folia e convívio social, sufocados durante aquele longo período de “penitência e jejum” religiosos.

Vir para a rua “correr o entrudo”, organizar “cegadas” que à volta das cantigas faziam a crítica social e de costumes, usar mascaras improvisadas feitas de papelão ou meias de vidro, transfigurar-se com roupas velhas usadas pelo sexo oposto, eram práticas comuns por todas as aldeias da região”, refere o presidente da ADSCVC, João Abreu.

 

Com a iniciativa, a ADSCVC pretende “trazer de volta essa forma genuína de comemorar  o “entrudo”, visando ainda a angariação de fundos que tem em curso, com vista a superar dificuldades financeiras que permitam alargar e melhorar o serviço social que presta a idosos e crianças.

 

A organização convida “a todos os que queiram divertir- se de forma salutar, participando na preservação de culturas ameaçadas de extinção”.

“Integrar o desfile pelas ruas da freguesia com os trajes a condizer, trazer o funil para berrar umas quadras de sátira social, enriquecer o baile de máscaras e participar no concurso, “arrematar” um bolo, uma garrafa, convidar ou ser convidado na “moda da flor”, são tudo atrativos que contribuem para manter viva esta secular tradição e ajudar a causa social da ADSCVC”, refere João Abreu.

A iniciativa culminará com a Queima do Entrudo, no Terreiro do Santo, “personagem que ouvirá das boas na pira purificadora em que será incinerado”.

Exit mobile version