João Dinis, membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira e ex-presidente da ex-Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira, eleito pela CDU, congratula-se pela aprovação da proposta de desagregação da União de Freguesias.
Num comunicado enviado às redações, o conhecido vilafranquense recorda que “a grande maioria dos deputados da Assembleia da República a proposta de desagregação”, contudo sublinha que “o Chega se absteve e que a IL votou contra”.
João Dinis refere que “como logo se reclamou”, a situação “foi bem e rapidamente ultrapassada”. “Agora espera-se que o Presidente da República promulgue a nova Lei da separação de Freguesias para esta ser publicada em Diário da República e entrar em vigor”, dá conta.
No seu entender, “a partir daí”, é altura de se começar a “trabalhar” para as eleições autárquicas que se realizarão “no final de setembro ou no início de Outubro deste ano”.
O ex-presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca sublinha que “vale sempre a pena não desistir dos direitos e aspirações” e que a CDU – Coligação Democrática Unitária – nunca desistiu”.
Para João Dinis, a autonomização das freguesias traz “vantagens para todos, não só para os vilafranquenses, mas também para os residentes das outras povoações da freguesia de Ervedal da Beira”.
Recorda a “forte luta que se travou em 2012 e 2013 contra a junção das duas freguesias sem ter em conta a vontade” das populações. Destaca também as “convergências positivas de opiniões e vontades – político-partidárias e individuais – que tornaram possível este desfecho”.
Câmara Municipal “deve” prestar apoio
No entender de João Dinis, a “Câmara Municipal deve encarar, desde já, alguns apoios específicos. Considera que este “é também um momento para se voltar a reclamar à Câmara Municipal a atribuição de apoios específicos à recriada freguesia autónoma de Vila Franca da Beira, designadamente, a criação de um Balcão do Cidadão para apoiar a prestação de certos serviços à população local”. Espera também a conclusão da Casa Mortuária e respetivo estacionamento em Ervedal.
“Plano e Orçamento” da Junta para 2025 “não tem Obras previstas para Ervedal e Fiais da Beira”
Na mesma nota, João Dinis avança que “a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias aprovou, a 27 de Dezembro passado, o Plano de Atividades e o Orçamento para 2025”, sendo que “há duas obras previstas para Vila Franca da Beira – a abertura de uma rua (a calcetar) e a cobertura do Palco do Largo da Capela”.
“O Plano e Orçamento para 2025 também tem uma Obra para Póvoa de S. Cosme (alargamento de uma Rua), porém não tem previstas quaisquer obras para Ervedal e Fiais da Beira, o que é uma falha”, nota, dando conta de que, “por isso, a CDU absteve-se na votação”.
Segundo João Dinis, “em 2025, Câmara Municipal prevê colocar coberturas em Valetas da Estrada Principal dentro de Vila Franca da Beira e dentro de Fiais da Beira”. “Para quando uma cobertura na Valeta da Estrada que vai até ao Cemitério, em Ervedal?”, questiona, avançando que “a Câmara também fez aprovar um novo loteamento, para nele construir oito Habitações de tipo social”.