Site icon Rádio Boa Nova

CDU denuncia novas descargas poluentes no Rio Seia

O porta da voz da CDU em Oliveira do Hospital e eleito na Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira identificou “novas descargas poluentes no Rio Seia”, elevando para três o número de atos ocorridos neste ano.

“Pelo menos detetadas, este ano, já houve três descargas do tipo que deixaram a superfície  da água do Rio Seia da cor do leite.  Desta vez, estamos a 16 de dezembro, esse atentado deteta-se sobretudo logo a jusante do Açude da Ribeira (a Sul de Ervedal da Beira) e também logo a jusante do Açude do Moinho do Buraco (na EM 570), este a Sul de Seixo da Beira e no limite com o concelho de Seia (pela Quinta da Baleia – Travancinha).  São dois açudes que distam um do outro mais de quatro quilómetros de rio”, adianta João Dinis em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Para o eleito pela CDU, “é mais do que provável que a fonte desta descarga de cor esbranquiçada provenha de atividades industriais e se situe a montante do Açude do Moinho do Buraco, na ponta Nordeste do nosso Município. Poderá até ter origem fora do concelho de Oliveira do Hospital, ou seja, já no concelho de Seia”.

Atendendo ao sucedido, João Dinis  lembra que cabe a Entidades com responsabilidades na matéria, como  a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Câmara Municipal de Seia, a APA, Agência Portuguesa do Ambiente e ICNF Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ambos na tutela do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e o SEPNA , Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (pertence à GNR e o serviço desta zona está sediado na Lousã)”, descobrir o ponto exato da origem da poluição.

A Coligação Democrática Unitária, CDU, reafirma que “muita falta faz a indigitação e a ação do “Provedor Municipal do Ambiente e dos Recursos Naturais” – a criar a partir da iniciativa da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, mas com autonomia em relação aos órgãos autárquicos e ao poder central”.

Exit mobile version