Site icon Rádio Boa Nova

CDU contra o abate de 135 castanheiros para construção de “Campus Educativo”

default

A candidatura da CDU à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está contra o abate de 135 castanheiros feito para abrir o desaterro onde vai ser construído o Campus Educativo. Defende que a Câmara deve compensar com “a plantação planificada de muitas mais destas árvores”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a CDU que conta com João Dinis como candidato à Câmara Municipal, acusa o Município de “na pressa política em construir o “Campus Educativo”, terem sido abatidos 135 castanheiros “grandes e produtivos, para rasgar o terreno, onde a obra vai ser feita, junto à Escola Secundária, dentro da Cidade”.

“A população em geral e mesmo a CDU – que não está diretamente representada nos órgãos autárquicos Municipais onde faz muita falta – não se aperceberam, a tempo, das implicações ambientais e urbanísticas desta obra de impacto local. E só o abate dos 135 castanheiros evidenciou a “ferida” ali aberta pelo enorme desaterro”, expõe a candidatura CDU em comunicado.

João Dinis dencuncia ainda que “nos placares oficiais expostos junto ao desaterro, vem o custo da obra, mas não aparece o prazo temporal da respetiva execução”. “Ora, julgamos saber que esse prazo contratado pela Câmara para a execução é de 570 dias o que remete a entrega da obra para o final de 2022”, refere.

A candidatura da CDU questiona,  “por que razão é que a Câmara não divulga este prazo de execução contratado para a obra em causa” e pergunta “como atenuar ou compensar as más consequências da razia dos 135 Castanheiros”, e se “a Câmara Municipal deveria ter arranjado outro terreno para construir esta obra? “. Entende a candidatura de João Dinis que, “dessa forma, a Câmara tinha evitado o abate destas árvores produtivas. Por outro lado, desconcentrava mais os edifícios escolares e outros equipamentos municipais que se situam naquela área e quase “em cima” uns dos outros”.

Agora, “a CDU reclama que a Câmara Municipal assegure uma plantação nova de, pelo menos, 1 500  castanheiros, tendo nomeadamente em conta os projetos de reflorestação que vai promover no Município a curto prazo, e também já a remodelação em curso do Parque dos Marmelos”.

A CDU “também reclama, desde já, que a Câmara não venha pôr a funcionar este (futuro) “Campus Educativo” à custa do encerramento de outras Pré-Escolas e Escolas do 1º Ciclo do Básico (Escola Primária)”.

Exit mobile version