Site icon Rádio Boa Nova

Casal ficou desalojado após incêndio em habitação em S. Gião

Um casal, com idades entre os 70 e os 80 anos, ficou desalojado na última madrugada devido a um incêndio na sua habitação na localidade de S. Gião,…

…no concelho de Oliveira do Hospital.

O alerta foi dado aos bombeiros pelas 2h45, altura em que na cidade de Oliveira do Hospital também se ouviu a sirene da corporação de bombeiros.

Ao que a Rádio Boa Nova apurou, o casal proprietário da habitação localizada um pouco acima da Capela de S. Sebastião terá conseguido sair a tempo de casa, não tendo sofrido ferimentos. O homem, com idade na casa dos 80 anos, e a mulher com idade na casa dos 70 anos, estão contudo muito abalados com a situação. Ao que a Rádio Boa Nova apurou terão sido apoiados por familiares diretos que os acolheu ainda durante a madrugada.

Para combater o incêndio, a corporação de Bombeiros da cidade mobilizou 30 operacionais com oito viaturas. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra revelou que pese embora os Bombeiros de Oliveira do Hospital tenham sido chamados ao local e tenham desenvolvido esforços para combater as chamas, a habitação acabou por ficar destruída. Por apurar está ainda o motivo que esteve na base do incêndio.

Atualização:

Contactado pela Rádio Boa Nova, o comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, referiu que dada a distância entre a cidade e a freguesia de S. Gião, acionou uma “intervenção musculada com 30 homens e oito viaturas. Porém, como referiu, à chegada dos bombeiros, a “casa estava praticamente tomada pelas chamas”, tendo os bombeiros ainda conseguido resgatar animais que se encontravam  no sótão e retirar botijas de gás. “Não se conseguiu fazer com que se travassem as chamas”, lamentou o comandante, notando que ainda foi possível proteger uma pequena parte da habitação, “mas o miolo que pertence à habitação foi todo consumido”.

À Rádio Boa Nova, Emídio Camacho disse tratar-se de uma casa de “construção antiga”, feita em tabique  e “tudo em madeira”, situação que permitiu a progressão muito rápida das chamas.

De acordo com o comandante, terá sido o proprietário da casa que, quando se levantou para ir à casa de banho, deu conta de um barulho e percebeu que  casa estava a arder, saindo no imediato para o exterior com a esposa .

O incêndio ficou circunscrito à habitação não se tendo propagada para casas vizinhas. Para prestar apoio ao casal desalojado foi acionada a proteção civil municipal, bem como uma equipa de psicólogos que  acorreu ao local.

Um bombeiro da corporação de Oliveira do Hospital ainda sofreu ferimentos ligeiros num pé, numa altura em que procedia aos trabalhos de rescaldo no primeiro piso. “Uma placa cedeu e pôs o pé em falso”, referiu Emídio Camacho, informando que o bombeiro ainda foi transportado para o hospital de Seia, onde realizou raio X.

A esta altura ainda não estão apuradas as causas deste incêndios. Atendendo à progressão do incêndio, Emídio Camacho admite que o fogo tenha tido início no sótão. Não descarta a possibilidade de curto de circuito.

A GNR esteve no local a tomar conta da ocorrência.

Foto: Ana Rita Figueiredo

Notícia em atualização>>>

Exit mobile version