Site icon Rádio Boa Nova

Casa da Obra vai ser convertida em Casa da Memória em Aldeia das Dez

O Solar Pina Ferraz, também conhecido por “Casa da Obra”, localizado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser convertido em Casa da Memória.

O projeto, que prevê a requalificação do espaço com um financiamento inicial de 50 mil euros, visa preservar “a memória da terra, gentes e modo de vida na Serra do Açor, contribuindo assim para a preservação da diversidade e herança cultural”.

A iniciativa é da ADXTUR– Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Município de Oliveira do Hospital e Junta de Freguesia de Aldeia das Dez que, na última semana, tornaram pública a vontade de fazer da Casa da Obra, um espaço inacabado, num lugar para preservar a memória e continuar a ser palco privilegiado para a promoção da cultura na freguesia.

Segundo Rui Simão, diretor executivo da ADXISTUR, a intervenção decorre no âmbito do programa Valorizar, de apoio à valorização turística do interior, que permite “transformar este espaço da Casa da Obra, naquilo que se chama Casa da Memória”. De acordo com o responsável, o projeto vai juntar a “dimensão científica do conhecimento” à “vertente criativa” com programas de animação artística, e ao “registo da identidade da terra” . A intervenção inicial é de 50 mil euros e prevê, para além do projeto de animação, a qualificação do acolhimento de quem visita o espaço.

“O Coliseu de Aldeia das Dez”

Com este projeto, o presidente do Município de Oliveira do Hospital pretende valorizar a “Casa da Obra”, que “tem uma história que tem que ser respeitada”. José Carlos Alexandrino quer que o Solar Pina Ferraz passe a ser um “centro cultural”, que possibilite uma “diferenciação” em Oliveira do Hospital. No entender do autarca, os 50 mil Euros “só dão para começar”. “Mas tudo tem que ter um princípio”, tal como aconteceu em 2012, por ocasião da adesão à Rede das Aldeias do Xisto em, que o Solar foi limpo “porque estava cheio de silvas”.

Carlos Castanheira, autarca da freguesia, considerou que este é “motivo de orgulho” para a freguesia. “Este é um projeto que vai valorizar o território, o turismo da nossa aldeia e de Oliveira do Hospital”, referiu o presidente da Junta de Freguesia, que considera o espaço como o “coliseu de Aldeia das Dez” . “Eles em Roma têm um. Nós aqui, em Aldeia das Dez, temos este que acho muito belo”, concluiu.

Por ocasião da apresentação do projeto Casa da Memória, foi também divulgada a residência artística de Pedro Melo Alves, no âmbito do XJazz- Encontros de Jazz, e ainda o projeto “Desenhar a Essência dos Lugares”.

Exit mobile version