A Obra de D. Josefina da Fonseca, conhecida como “Casa da Obra”, em Oliveira do Hospital, inaugurou, hoje um novo espaço que possibilita às crianças “a prática de atividades ao ar livre”. Trata-se de um campo de futebol de 5, no local onde antes existia um “cantito de areia” e que resultou de um investimento de “cerca de 20 mil Euros”, com o apoio da empresa Irmãos Gonçalves (IG).
Clara Caçador, presidente da direção Casa da Obra considera tratar-se de um investimento “importante”, porque representa “uma mais valia” para as cerca de 240 crianças que frequentam a instituição, seja as de 5 anos, seja as mais crescidas na valência de CATL que, à chegada da escola, gostam de “dar aqui os seus pontapés na bola”.
“Achámos que devíamos dotar esta casa de infraestruturas, sempre tendo em conta que é uma casa que tem que ser rigorosa na gestão das suas finanças. E é isso que temos feito”, afirmou à Rádio Boa Nova.
A requalificação do parque infantil é outro dos projeto, numa oferta da própria presidente da instituição, que ali pretende implementar a prática de jogos tradicionais portugueses, que as crianças não conhecem e “não valorizam”.
O objetivo da Casa da Obra é fazer com que os serviços que ali são prestados continuem “a ser de qualidade na parte pedagógica, lúdica e pessoal, no que respeita aos afetos, valores e princípios que são transmitidos às crianças”.
Jorge Alexandre, tesoureiro da instituição, disse que a Casa da Obra concretizou, hoje, um de vários outros projetos pensados pela direção. A agradecer a colaboração da empresa IG, o responsável elogiou toda a direção que “de forma desinteressada tenta dar o melhor a estas crianças e evoluir mais, no sentido de estas crianças terem melhores condições para estar na instituição”.
Jorge Alexandre notou ainda a “colaboração” que vem sendo prestada pela Câmara Municipal, que recentemente apoiou a aquisição de um autocarro.
O conhecido atleta de Oliveira do Hospital, presidente da direção do Grupo Desportivo Tourizense (Tábua) destacou, de igual modo, que as bolas hoje usadas pelas crianças na inauguração do campo de futebol foram oferecidas pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital. “É simbólico que seja o clube da terra a oferecer as bolas”, referiu.
Após “dois anos de grandes desafios” devido à Covid-19 e num regresso a “uma espécie de normalidade”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital notou que “as instituições precisam de dar saltos positivos e de energia renovada”. A considerar que a Casa da Obra é um exemplo de “boa gestão e boa saúde financeira”, José Francisco Rolo apreciou a “preocupação em criar novos atrativos, dar atividades de ar livre às crianças, combater a obesidade e uma certa letargia”.
“Esta instituição tem visão para aqueles que essencialmente serve, as famílias e as crianças. E tem visão na forma como faz os seus investimentos e tem uma excelente relação com a comunidade”, afirmou o autarca.
A sublinhar a “atitude da empresa IG que deu a sua colaboração para que a instituição estivesse mais capacitada”, Rolo notou também “a relação de parceria e de reconhecimento” por parte da Câmara Municipal, visível no apoio que vem sendo dado. “Está de parabéns a Casa da Obra”, concluiu.