A Casa da Cultura vai abrir portas já na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, para as comemorações do feriado Municipal de Oliveira do Hospital.
A informação foi avançada por José Francisco Rolo, presidente do Município, na última reunião da Assembleia Municipal que realizou na passada sexta-feira (27). “Vamos abri-la no dia 7 de outubro. Naturalmente, estão todos convidados”, começou por referir, considerando o espaço “um novo equipamento cultural para a cidade e para a região”. Segundo o autarca, a Casa da Cultura “vai ter programação e vai ser aberta ao público e em iniciativas cívicas”.
Já são conhecidas as personalidades, entidades e funcionários da autarquia que serão homenageados por esta ocasião. Os nomes foram aprovados por maioria na Assembleia Municipal.
Medalhas de Mérito Municipal
- Artur dos Santos Correia: Nascido na freguesia de Oliveira do Hospital a 12 de Março de 1947, Artur dos Santos Correia, proveniente de uma humilde e numerosa família, com dez irmãos, ingressou no mercado de trabalho muito cedo, no ano de 1958, com apenas 11 anos. Iniciou a carreira de aprendiz num armazém da conhecida empresa José Marques de Assunção, onde permaneceria durante dezassete anos. Em 1975 entra no mundo dos negócios, fundando uma sociedade comercial, que manteve com êxito e determinação até 2004. Após essa data, formou uma nova sociedade, com o nome de Socorreias, Lda, juntamente com as suas filhas, Rita Margarida e Ana Carina, as quais ficaram sócias da empresa, e nomeando também como gerente a sua esposa, Irene Andrade Correia.
- José Carlos Nunes Mendes: Licenciado em Ensino e Educação Tecnológica, José Carlos Mendes teve, entre outros cargos, presidência da ADEPTOLIVA. Foi ainda membro de várias Direções da ARCIAL e fundou em 1975, em conjunto com cinco conterrâneos seus, a Liga Recreativa dos Amigos das Caldas de S. Paulo. Em 2001 é eleito, nas listas do PSD, como vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Em 2006 foi eleito Presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. Nas eleições autárquicas de 2009, liderou uma lista de Independentes a todos os órgãos do Município de Oliveira do Hospital, tendo sido eleito vereador, cargo que exerceu entre 2009 e 2013, retirando-se posteriormente da vida política. Em 2015 criou, em conjunto com um sócio, a empresa VARZEA BIO que presentemente tem como objeto de atuação a Pecuária; Agricultura e Souto; Agro Turismo, com a marca “Be Alva”; Zona de pesca lúdica no rio Alva; Apicultura e outros produtos interligados.
- José Manuel Ricardo Nunes Coelho:Em 1985 foi eleito para o Secretariado Permanente da Direção do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC). Em 1992 foi eleito Vice-presidente da Direção daquele Sindicato entre Junho de 1995 e Fevereiro de 2023, chegou à presidência do SPZC, tendo sido reeleito durante sete mandatos. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Geral. Desempenhou, desde 1968, vários cargos de direção na Federação Nacional dos Sindicatos da Educação. Na Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública, desenvolveu igualmente uma atividade de grande relevo, e é, desde 2013, Vice-secretário Geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública. José Ricardo foi eleito, em 1996, para o cargo de Secretário Nacional da UGT. Em Nogueira do Cravo – terra de seus pais e onde mantém fortes ligações – teve uma importante participação na vida associativa local e, entre 1995 e 2001, ocupou o lugar de Presidente da Direção da Casa do Povo de Nogueira do Cravo. Na vida política local, em 1997, foi eleito, pelo PSD, Deputado para a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e, em 2001, foi eleito, pelo mesmo partido, Vereador da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, assumindo os pelouros do Ambiente, Desporto e Tempos Livres, Planeamento Urbanístico e Zonas Verdes. Em 2003 foi eleito membro da Comissão Política Distrital do PSD.
- Luciano Lourenço: Doutorado em Geografia Física, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), foi professor durante quarenta e um anos e jubilou-se como Professor Catedrático. Assumiu diversos cargos na FLUC. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras; Diretor do Departamento de Geografia; Diretor do Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais e Coordenador Nacional do Programa PROSEPE, Projeto de Sensibilização e Educação da População Escolar. Natural da aldeia de Goulinho, na Freguesia de Aldeia das Dez, Luciano Lourenço possui mais de três centenas de títulos publicados, entre livros, capítulos de livros, artigos, comunicações, recensões, notas e notícias. Exerceu funções governativas ou de nomeação governamental, destacando-se: Diretor-Geral da APIF – Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais; Presidente do Conselho Geral da Escola Nacional de Bombeiros; Presidente da Direção da Escola Nacional de Bombeiros. Ocupa, entre tantas outras funções, os lugares de Presidente da Direção, da Comunidade Local do Baldio de Goulinho e Casal Cimeiro; Presidente da Direção da ASSOAÇOR – Associação de Baldios da Serra do Açor; Presidente da Mesa da Assembleia Geral ADGou – Associação de Desenvolvimento do Goulinho e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Irmandade de Nossa Senhora das Preces.
- Lucinda Maria Cardoso de Brito: Foi professora durante 32 anos e passou por várias escolas do concelho. Amante da escrita, da pintura, assim como de artes decorativas, pintou imensas telas e fez exposições em Oliveira do Hospital, Lagares da Beira e Tábua. Em 2013, Lucinda Maria Cardoso de Brito publicou o seu primeiro livro de poesia «Palavras Sentidas». Lucinda Maria é uma das autoras concelhias com mais obras publicadas, sendo reconhecido o seu gosto pela escrita, particularmente pela poesia.
- Octávio Abrantes Maceirinha e Joaquim Mendes: Mestres alfaiates são os representantes da homenagem aos Mestres Alfaiates. A autarquia explica que “à semelhança do que tem vindo a suceder com outras profissões – como as costureiras ou os pastores e as queijeiras, por exemplo – o município de Oliveira do Hospital resolveu prestar homenagem à nobre arte da alfaiataria, uma atividade profissional propulsora da indústria de confeções, que tanto peso económico continua a deter no concelho de Oliveira do Hospital”. “(…) ainda encontramos na Freguesia de Meruge dois símbolos vivos desta atividade”.
- Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital (GVC) – Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro) é outra entidade agraciada com a medalha medalhas de Mérito Municipal. Sedeado no edifício da antiga Casa do Povo de Oliveira do Hospital, desde 2003, este grupo de voluntariado tem pautado o seu trabalho pela máxima descrição no apoio ao doente oncológico e suas famílias, realizando atividades, sensibilizando a comunidade para adoçam de estilos de vida saudáveis.
Medalhas de Valor e Dedicação Municipal
- Fernando António Prata Durães: Técnico Superior do Município desde setembro de 1992 e Chefe de Divisão dos Serviços Urbanos e de Planeamento e Gestão do Território de 1 de setembro de 1999 até à sua aposentação, sempre na área do Urbanismo. Trabalhador responsável, competente e informado demonstrou sempre grande disponibilidade na procura de soluções. Acompanhou, de forma competente e interessada, a implementação do planeamento municipal desde a primeira geração do Plano Diretor Municipal, enfrentando, de forma abnegada, os diversos desafios e constrangimentos que ao longo da sua carreira lhe foram surgindo, tendo sempre presente o intrincado sistema legal que rege o licenciamento urbanístico.
- Manuel de Melo Cruz: Técnico Superior do Município desde agosto de 1986 exerceu funções de Chefe de Divisão dos Serviços Técnicos, de Diretor de Departamento de Obras e dos Serviços Técnicos e de Técnico Superior nas áreas da Contratação Pública e Urbanismo, até à sua aposentação. Trabalhador responsável, competente e informado defendeu, de forma assertiva, o interesse público. Possuidor de grande experiência e conhecimento técnico colaborou no lançamento e execução de inúmeras empreitadas de obras públicas promovidas pelo Município, acompanhando assim a infraestruturação do território municipal”.