Sob o tema “Prevenir a corrupção: uma causa de todos!”, Daniela Guímaro e Mafalda Correia venceram a final do concurso Euroscolas e vão representar Portugal ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo. As duas alunas do 11.º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) “expuseram de forma crítica, criativa e concisa” uma resposta a este que é “um problema da sociedade atual, independentemente do país”.
O feito alcançado é, por isso, motivo de “orgulho” para a direção do AEOH. Para o diretor Carlos Carvalheira, “é uma boa notícia” o facto de as alunas “representarem o Agrupamento, o concelho e o país” no concurso que culminará em Estrasburgo e que contou “com um nível muito alto de concorrência”.
O “mérito” é das “ilustres e dignas vencedoras” que contaram com o apoio e acompanhamento do próprio Agrupamento de Escolas, através das docentes Ana Mendonça, Fátima Couceiro e Luísa Azedo.
Em declarações à Rádio Boa Nova, o responsável afirma que “o principal e o grande mérito é das alunas” que acabam por ser “um exemplo” para a comunidade escolar. “Mostram aos outros alunos que é possível atingir estes objetivos”, disse, referindo que, nos últimos anos, o AEOH “tem tido o propósito de participar nestes concursos e permitir que os jovens tenham estas experiências”. “É um objetivo da escola que se quer organizada, responsável e onde os alunos se identifiquem com a sua forma de estar e de trabalhar”, afirmou.
O concurso é uma organização do Parlamento Europeu em conjunto com o Instituto Português do Desporto e Juventude e com a participação da Assembleia da República, das Assembleias Legislativas e Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.