Esta segunda feira está a ser muito difícil para os bombeiros. Na zona de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, o vento tem estado a dificultar otrabalho dos operacionais e uma viatura de combate aos fogos já ardeu, informaram as autoridades da proteção civil.
O incêndio de Miuzela, que deflagrou 15 minutos depois da meia noite, estava a ser combatido por 132 operacionais, apoiados por 43 viaturas e sete meios aéreos. Houve já a necessidade de retirar veículos e animais que estavam em risco.
O maior problema no combate a este incêndio é o vento, mas também as novas ignições que, entretanto, deflagraram e que obrigam à dispersão dos meios. O autarca de Penalva do Castelo alertou já para a escassez de operacionais, uma vez que os bombeiros têm de ocorrer a várias locais.
Em Penalva do Castelo estão dois incêndios ativos (Miuzela e Valamoso) e novos fogos eclodiram no concelho de Nelas com alguma violência e que envolvem cerca de 200 operacionais, mais de 50 meios terrestres e 1 meio aéreo. As chamas lavram em Senhorim e Folhadal.
Segundo a ANEPC no terreno estão , nesta altura, cerca de 200 operacionais, mais de 50 meios terrestres e 1 meio aéreo.
Cerca das 14h53, foi dado o alerta para um incêndio florestal em São João da Boa Vista, no concelho de Tábua que chegou a mobilizar mais de meia centena de operacionais, 13 viaturas e um meio aéreo. De acordo com informação disponibilizada, o incêndio encontra-se em fase de conclusão.
Refira-se que esta segunda-feira está a ser marcada pelo elevado número de incêndios no Norte e Centro do país que estão a mobilizar cerca de 4 mil bombeiros e 32 meios aéreos.
16h34: Duas aldeias de Penalva do Castelo ameaçadas pelas chamas
O segundo-comandante do Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões, João Cardoso, disse à agência Lusa pelas 15:00 de hoje que há duas aldeias ameaçadas pelas chamas do incêndio que deflagrou na zona de Miuzela.
“Neste momento o incêndio está com três frentes ativas e há duas populações em risco: Casal das Donas e Sandiães. Vila Cova do Covelo já esteve, confinamos a aldeia, mas já está livre de perigo”, adiantou João Cardoso.Fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões disse à agência Lusa que este incêndio, que teve início pelas 00:15, mobilizava, pelas 15:00, três meios aéreos e 121 operacionais.
Ainda no concelho de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, há um outro incêndio, desde as 20:16 de domingo, também em mato, em Valamoso, que mobiliza 75 operacionais e um meio aéreo, indicou a mesma fonte.
No concelho de Nelas estão igualmente ativos três outros incêndios: em Vale de Madeiros, que desde as 14:19 mobiliza 73 operacionais e dois meios aéreos, em Folhadal, cujo alerta foi dado pelas 11:53 e está a ser combatido por 129 bombeiros, e em Senhorim, que começou pelas 11:34 e concentra 64 operacionais.