Um surto de Covid-19 num lar está a preocupar a Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Só seis utentes não testaram positivo ao novo coronavírus após a realização de uma segunda ronda de testes. Segundo a instituição, os idosos infetados estão minimamente estáveis e alguns têm sintomas ligeiros como perda de apetite, sede ou alguma febre. Três utentes do lar da Santa Casa foram transportados para o hospital, incluindo uma mulher de 101 anos. Há também um outro idoso internado com Covid-19, mas que deu entrada no Hospital de Viseu depois de ter sofrido uma queda.
Ainda na Misericórdia de Carregal do Sal, 14 dos 22 funcionários do lar também estão infetados.
“Nos últimos dias foi registado um aumento exponencial dos casos ativos Covid-19”, começou por alertar a Câmara Municipal de Carregal do Sal, num comunicado dirigido a toda a população.
De acordo com o Município, estes números requerem “preocupação e alerta permanentes e a adoção de todas as medidas possíveis para que não haja uma acentuada propagação do vírus”.
Ainda assim, a autarquia garantiu que o lar da Santa Casa, juntamente com os Serviços da Câmara, da Proteção Civil e das autoridade de saúde locais, “tudo estão a fazer para apoiar e encontrar as melhores soluções, de modo a que possamos regressar à normalidade que todos ansiamos”.
“A situação ora vivida deverá servir de reflexão, pelo que o cumprimento das normas e diretivas da Direção-Geral da Saúde, terá de ser uma constante do nosso quotidiano e das nossas vivências comunitárias. Os tempos atuais não são, de forma alguma, de distração, de desinteresse e de relaxamento. Façamos do nosso comportamento o exemplo vivo de como atuar para minimizar e debelar a Covid-19”, é apelado.
Por fim, na nota, assinada pelo vice-presidente da Câmara José Sousa Batista, é deixada “uma palavra de solidariedade aos infetados e seus familiares de votos sinceros de plena recuperação” e é garantido que o município “tudo fará” em nome da saúde da sua população.
Com: Notícias ao Minuto e Jornal do Centro