As ruas de Seixo de Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, estão prestes a transformar-se num palco de cor, música e tradição. A décima edição do Carnaval de Seixo de Beira, organizado pela associação PIDS, começa já no sábado, dia 14 de fevereiro, e prolonga-se por quatro dias, com bailes, desfile e o tradicional “Enterro do Entrudo”.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, o presidente da associação, Pedro Sousa, assegurou esta manhã que “está tudo a postos” para o evento. Apesar da incerteza meteorológica, a organização mantém-se confiante. “Não estamos com planos de cancelar”, afirmou Pedro Sousa, acrescentando que eventuais ajustes serão comunicados caso necessário.
O ponto alto acontece no domingo, dia 15, com o grande desfile carnavalesco, que contará com “13 carros” e cerca de “150 a 170 figurantes”, destacando-se a participação de um carro da vizinha freguesia de Meruge.O desfile tem início no Campo da Bela Vista e percorre os locais mais emblemáticos da freguesia. Bernardo Garcia, membro da associação PISD, explicou também que o objetivo é passar “sempre nas ruas mais emblemáticas e mais conhecidas da freguesia”, destacando o Cruzeiro como centro da festa: “É sempre o ponto emblemático da freguesia. Ali é onde acontece a festa toda.”
Uma das novidades deste ano é o alargamento do cartaz, fruto da colaboração entre várias coletividades. “Este ano decidimos juntar tudo num cartaz, também para dar visibilidade a tudo”, explicou Bernardo Garcia, reforçando que “três associações estão a trabalhar juntas para este evento do Carnaval”, nomeadamente a associação PISD, o Centro Desportivo e Recreativo Vasco da Gama e a Associação Recreativa e Cultural de Aldeia Formosa.
Pedro Sousa deixou ainda um apelo à participação popular: “A vossa presença é muito importante para nós. São vocês que nos dão este apoio e esta vontade de continuar.”
A organização espera que a décima edição seja memorável. “É a décima edição. E a décima, ninguém esquece”, resumiu o presidente.
































