A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este ano, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado junto ao arquipélago da Madeira, estendendo-se em crista até à Península Ibérica, que irá enfraquecendo gradualmente e permitir a aproximação e passagem de sucessivas de superfícies frontais.
Do dia 1 (esta sexta-feira) ao dia 5 (terça-feira de Carnaval) vamos contar com períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e o céu geralmente pouco nublado na região Sul, com condições favoráveis à formação de neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.
Em relação à precipitação, prevêem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde de sexta-feira, podendo prolongar-se até ao início da manhã de sábado.
A precipitação voltará ao Minho e Douro Litoral no domingo, intensificando durante a tarde, e estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro, prolongando-se até ao início da manhã de segunda-feira.
Para terça-feira, dia de Carnaval, a probabilidade de ocorrência de precipitação é entre 60 e 90% no Minho e Douro Litoral, entre 50 e 70 % nas restantes regiões do Norte e Centro e entre 20 e 50% na região Sul.
O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste no domingo e intensificando para moderado a forte nas regiões do Norte e Centro a partir da manhã desse dia, com rajadas até 80 km/h durante a tarde em especial na região Norte, enfraquecendo durante a noite de domingo para segunda-feira. O vento deverá voltar a intensificar durante a tarde de terça-feira no litoral Norte.
Prevê-se uma subida de temperatura, em especial da mínima, até sábado, dia em que esta irá variar entre 8 e 12ºC e, no interior Norte e Centro, entre 4 e 8ºC. Até lá a máxima deverá variar entre 16 e 22ºC. No entanto, a partir de domingo prevê-se uma descida de temperatura, em especial da máxima que, na terça-feira, deverá variar entre 15 e 19ºC e, no interior Norte e Centro, entre 11 e 14ºC.
A agitação marítima deverá ser forte com ondas de oeste/noroeste com 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo da Roca a partir da tarde de dia 3 e até à manhã de dia 4. Assim, as situações mais significativas serão a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.