A grande voz do fado português, Carminho, sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura de Seia este sábado, dia 11 de março, pelas 21h30.
Carminho apresenta-se com o seu novo álbum “Portuguesa”, um trabalho de continuidade enquanto autora, intérprete, agregadora cultural e inspiração máxima de um Portugal contemporâneo.
A 27 de março, a Casa Municipal da Cultura de Seia celebra o Dia Mundial do Teatro com uma produção de Trigo Limpo teatro ACERT: “Frida Kahlo, a filha da grande manhã”.
“Frida Kahlo, a filha da grande manhã” percorre um percurso de vida que sublinha a importância de uma emancipação sem estereótipos e preconceitos.
É uma narrativa teatral que adapta os escritos de Frida Kahlo, fazendo deles objetos de diálogo com homens e mulheres determinantes no percurso de uma artista que nunca pretendeu ser endeusada.
Este espetáculo está integrado na Mostra de Teatro de Grupos da Região Centro – SEIA TEATRO e, à semelhança do concerto da Carminho, incorpora a programação da Casa Municipal da Cultura apoiada pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes).
A candidatura para 2023 conta com mais de 40 espetáculos, num investimento de cerca de 350 mil euros, apoiado em 50 % pela DGArtes. A agenda para este ano contempla espetáculos de música, teatro, dança, residências artísticas, entre outros.
Esta aposta do Município na cultura visa proporcionar ao público da região uma oferta cultural regular e contínua, contribuindo para a capacitação e formação de públicos nas várias áreas artísticas.
Além da diversificação e transversalidade dos projetos, este também é um caminho para envolver novos parceiros, as coletividades e a comunidade local. Exemplo disso, foi a representação “Cruzeta”, que teve a participação da comunidade sénior do concelho.
Ao longo do ano, muitos outros projetos ganham vida, de escolas de música e dança (ACR Music & Voices, Vozes em ½ Ponta), das coletividades musicais (Filarmonias), dos artistas do concelho (Festival Artis), entre outros.
Esta também é uma oportunidade de trazer ao palco da Casa Municipal da Cultura nomes sonantes, como a Carminho, a Bárbara Tinoco e Sérgio Godinho, agendados para o segundo semestre do ano. Para uma autarquia de média dimensão como Seia, tal não seria possível sem o apoio da DGartes.
A programação anual é, ainda, complementada com outros espetáculos que não integram a candidatura, elencados na crescente dinâmica dos agentes culturais do território, de que é exemplo o bailado Coppélia, em estreia no dia 18 de março.
“Temos uma agenda cultural ao nível dos grandes centros urbanos, o que nos apraz pela atratividade que confere ao território, mas acima de tudo, pelo acesso generalizado à cultura”, refere Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Seia.