Site icon Rádio Boa Nova

Cáritas instala sistema DAPAS em casa dos utentes 65+ (com vídeo)

A Cáritas de Coimbra já está a instalar o novo sistema DAPAS na casa dos seus utentes 65+, com normas extraordinárias de segurança e higiene.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Cáritas adianta que “durante o período de estado de emergência a entrega e instalação destas inovadoras ferramentas digitais estiveram suspensas, mas o agravamento das situações de isolamento social causadas pela pandemia fizeram a equipa DAPAS criar novos procedimentos para fazer a entrega dos tablets aos seus utilizadores finais de uma forma segura”.

O sistema DAPAS, que reúne os resultados de sucesso de projetos anteriores de soluções AAL (Ambient Assisted Living), “consiste numa solução inovadora assente nas necessidades das pessoas mais velhas e pretende melhorar a sua qualidade de vida, através de ferramentas de comunicação, jogos sérios, agenda de compromissos e toma de medicamentos”. “Também a família e amigos dos participantes, através da instalação da aplicação DAPAS nos seus smartphones, poderão contactá-los mais facilmente através de mensagens de texto ou chamadas de vídeo, combatendo assim a distância e isolamento originada pela pandemia da COVID-19. A Cáritas de Coimbra irá testar a eficácia e aceitação deste sistema com 40 participantes durante um ano” informa e comunicado.

A instalação segura foi planeada de acordo com as instruções da Direção Geral de Saúde. Nos dias 17, 18 e 23 de junho, os utentes do Lar de Santo António e do Centro Social S. Pedro receberam os tablets, que foram previamente higienizados pela equipa DAPAS, e que, antes de serem entregues aos participantes voltaram a ser desinfetados.

O contacto com o participante foi feito apenas pelo seu cuidador habitual, tendo a equipa de investigadores do projeto mantido sempre a distância de segurança. Foram utilizadas máscaras, luvas e soluções hidroalcoólicas em todo o procedimento. No final, os participantes preencheram um relatório relativo ao cumprimento de todas as normas de segurança. Os cuidadores habituais também receberam as instruções e preencheram um reporte para confirmar que a instalação ocorreu como planificado.

A Cáritas pretende dar continuidade ao piloto do projeto, considerando a situação vivida em todo o mundo, proporcionando “mais conforto, segurança e entretenimento aos participantes”.

O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Exit mobile version