Site icon Rádio Boa Nova

Cáritas de Coimbra apoiada por autarquias e entidades locais

A Cáritas Diocesana de Coimbra que, continua a prestar cuidados aos idosos e aos mais vulneráveis, tem recebido apoio de autarquias e entidades locais. ” Esta é uma resposta essencial para o bem-estar destas pessoas, mas que acarreta alguns riscos”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Cáritas refere que “cumprindo as normas que ajudam a evitar a propagação do novo coronavírus, e regulados pelo bom senso, os colaboradores da instituição têm usado equipamentos de proteção individual, diminuindo a probabilidade de contaminar ou ser contaminado”. Lembra, contudo, que “como é sabido, os produtos de proteção individual são escassos e cada vez mais caros”.

“Sensíveis a esta questão, várias entidades públicas e privadas” têm-se mobilizado para ajudar a Cáritas de Coimbra, doando viseiras, máscaras, luvas, gel desinfetante e outros materiais”, regista a instituição.

Refere que “o mais recente gesto solidário chegou do Município de Arganil, que foi à Unidade Residencial Divino Salvador entregar equipamentos de proteção individual, para também serem divididos pelos Centros de Dia de Pombeiro da Beira, S. Martinho da Cortiça e Pomares”.  Foram quatro respostas sociais da Cáritas de Coimbra, localizadas no concelho de Arganil, que ficaram abrangidas por esta doação de materiais como viseiras e gel desinfetante.

“Também este mês, o Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem recebeu produtos de proteção individual do Município da Figueira da Foz e viseiras da empresa MICROtools. E a empresa MM.COMUNICAÇÃO produziu e ofereceu à Cáritas de Coimbra cinquenta viseiras para utilização dos colaboradores que se mantêm ativamente a cuidar dos utentes”, acrescenta.

“Não há memória de uma crise pandémica tão dramática no mundo recente – desenvolvido e carregado de todo o tipo de tecnologias. Quando se esperava que fosse “cada um por si” a humanidade une-se num gesto solidário. De facto, contra este vírus desconhecido a melhor arma é a união e a solidariedade. Ajudam a Cáritas de Coimbra, para a Cáritas de Coimbra poder ajudar, é o expoente da solidariedade, é o ciclo da comunidade”, refere a instituição no comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

A Cáritas Diocesana de Coimbra agradece publicamente “a estas entidades pela sua bondade e generosidade”. “Não pode deixar de agradecer aos seus colaboradores, que continuam no terreno. Não pode deixar de agradecer às famílias dos colaboradores, que os apoiam quando chegam a casa. Não pode deixar de agradecer às famílias dos utentes, que confiam os seus entes queridos à instituição. Não pode deixar de agradecer aos utentes, que acreditam na família Cáritas Coimbra e levam a que tudo pareça fazer sentido”.

Exit mobile version