Site icon Rádio Boa Nova

Cantinas sociais apoiam cerca de uma centena de pessoas em Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital há perto de uma centena de pessoas beneficiárias do projeto das “Cantinas Sociais” que, hoje,…

… o governo anunciou que serão substituído pelo modelo de “cabazes”.

No terreno desde 2012, as cantinas sociais asseguram o acesso a refeições a pessoas com manifestas carências económicas. Uma realidade também verificada no concelho de Oliveira do Hospital onde a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) e o Centro Social de Aldeia das Dez asseguram aquele apoio a cerca de 100 pessoas. Este é “um programa de emergência social que permite o acesso a refeições diárias gratuitas ou não em função dos rendimentos”, explica Cristina Ferrão, Assistente social da FAAD, especificando que a refeição disponibilizada pode ser gratuita ou ter custo de 50 cêntimos ou um Euro de acordo com o rendimento do beneficiário.

Só a FAAD e outras instituições com as quais protocolou este apoio nas localidades de S. Paio de Gramaços, Bobadela, Ervedal e Seixo da Beira, asseguram 60 refeições, que correspondem ao limite de acordos, havendo potenciais beneficiários em lista de espera.

Diante da intenção do governo de substituição das cantinas sociais por cabazes, Cristina Ferrão entende que será necessário “avaliar os vários tipos de beneficiários, porque alguns são portadores de doenças psíquicas e não têm capacidade para confecionar refeições”.

No concelho de Oliveira do Hospital, os beneficiários do projeto “Cantinas Sociais” decorrem dos casos sociais sinalizados e situações de desemprego de um ou de ambos os elementos do casal.

Exit mobile version