Um jovem com cerca de 14 anos morreu, hoje, numa praia não vigiada, a sul da praia Tocha, em Cantanhede.
O alerta foi recebido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), informando que dois banhistas se encontravam em dificuldades numa zona a sul da praia da Tocha, tendo sido de imediato ativadas uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, duas viaturas Amarok do projeto “SeaWatch”, o piquete da Polícia Marítima e dois elementos do programa “Praia Segura”.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Autoridade Marítima Nacional adianta que “um dos jovens foi retirado da água por surfistas que se encontravam no local, em situação de paragem cardiorrespiratória, tendo os elementos do projeto “SeaWatch” e os nadadores-salvadores de uma praia próxima iniciado as manobras de suporte básico de vida. O outro jovem encontrava-se desaparecido, tendo os meios no local iniciado as buscas”-
“Após cerca de 30 minutos, o jovem desaparecido foi avistado e recuperado pelos elementos do projeto “SeaWatch”, que iniciaram manobras de suporte básico de vida, tendo os elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação dado continuidade às mesmas”, adianta.
O primeiro jovem retirado da água “acabou por recuperar, tendo sido transportado por uma ambulância para uma unidade hospitalar”. Ao segundo jovem, também em paragem cardiorrespiratória, não foi possível reverter a situação apesar de todos os esforços, tendo o óbito sido declarado no local”.
Para além dos elementos da Autoridade Marítima Nacional, estiveram envolvidos nas operações de busca e resgate os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e um psicólogo do INEM.