Site icon Rádio Boa Nova

Candidatura dos Verbos dos Arguinas “é uma justiça tão grande para a nossa região” (com vídeo)

Licínio Neves, que julga ser “um dos últimos a aprender a arte do Arguina, apela ao voto dos Verbos dos Arguinas para finalista regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular. 


À Rádio Boa Nova, o conhecido santovaiense mostrou-se “orgulhoso por ter aprendido tal arte e fazer esculturas na pedra”, o que agora não é tão comum devido ao “investimento em maquinaria”.

Explicando que os Verbos dos Arguinas “é uma linguagem que os pedreiros usavam para dialogar entre si, sem que ninguém percebesse, Licínio Neves salienta que é importante “manter esta tradição e levá-la pelos anos fora”.

“Temos aqui uma arma”, disse, afirmando que a candidatura “é uma inteira justiça”.

“Não se devia esquecer esta tradição, esta nossa marca e origem. Por isso, quero agradecer, de alma e coração, a quem vote nos Verbos dos Arguinas. É uma justiça tão grande para a nossa região. Só participarmos já é algo bom, que nos orgulha”, referiu Licínio Neves.

O gerente da empresa Licínio Silveira das Neves L&A, que labora há cerca de 40 anos, não tem dúvidas que Santa Ovaia “é a terra número um dos Verbos dos Arguinas”, sem esquecer Nogueira do Cravo que também recorreu ao dialeto”.

“Há um século, quando nascia um rapaz em Santa Ovaia, já se sabia que era mais um canteiro”, afirmou Licínio Neves, também impulsionador da construção do Museu do Arguina naquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

Dos 66 anos de idade do Arguina Licínio, cerca de 55 foram a trabalhar na pedra.

“Vamos esfagunhir ancho para que os Verbos dos Arguinas sejam granjoilos”, concluiu, apelando ao voto através do contacto 760 207 791.

Exit mobile version