Site icon Rádio Boa Nova

Campus Educativo de Oliveira do Hospital deverá estar concluído em setembro de 2021

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou esta manhã, por unanimidade, a abertura do procedimento para concurso público para empreitada…

…do Campus Educativo de Oliveira do Hospital. O futuro espaço deverá rondar cinco milhões de Euros e entrar em funcionamento em setembro de 2021.

Esta manhã em reunião pública do executivo, o presidente da Câmara Municipal considerou tratar-se de um “momento especial” para o concelho. “Acho que é um grande passo que hoje estamos aqui a dar”, afirmou José Carlos Alexandrino, referindo que está em causa um projeto que também contempla a requalificação das vias junto às escolas. Voltou a frisar que o objetivo é, depois, requalificar a atual escola do 1º ciclo para acolher a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGOH).

Para José Carlos Alexandrino, o lançamento da empreitada do Campus Educativo “chega demasiado tarde a Oliveira do Hospital”, verificando que outros concelhos vizinhos já contam com espaços semelhantes. “Houve um financiamento para aquela escola entre 600 a 800 mil Euros”, frisou o autarca, notando “hoje é mais difícil” conseguir o financiamento de 85 por cento. “Mas se conseguirmos 60 por cento de financiamento faremos na mesma a obra”, assegurou.

Diante do projecto de execução, José Carlos Alexandrino, confessou tratar-se de “um sonho”. “Penso que este executivo, em ligação com o Agrupamento de Escolas está a trabalhar muito para o futuro”, referiu o autarca que prefere chamar ao futuro espaço Campus Educativo, em vez de centro escolar. A previsão é de que em setembro de 2021 a obra esteja concluída, a tempo de ser inaugurada pelo atual executivo municipal. “Penso inaugurar comigo a presidente. É o que desejo”, referiu José Carlos Alexandrino, certo de que este ainda é o momento das intenções, mas “estamos no caminho”.

Neste processo, o autarca dá os parabéns a todo o executivo, em particular à vereadora da Educação, Graça Silva, que “nunca deixou cair a ideia de que “não tínhamos as melhores condições para os nossos alunos”. O futuro Campus Educativo ficará implantado numa área de 2,5 hectares, numa construção “com muita segurança, muita luz, sem pisos e com muitos espaços verdes”, adiantou José Carlos Alexandrino.

Para o vice-presidente do Município, José Francisco Rolo, o investimento no Campus Educativo “só é comparável a um investimento em áreas de localização empresarial que também está a ser feito “ no concelho. “Este é um grande passo. Um passo com alcance de futuro”, observou.

Vereador do PS e diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, considerou esta manhã que “já se poderia ter feito este centro escolar e poderia ter evitado os problemas devido ao deficiente acolhimento”. “Oliveira do Hospital merece um bom e condigno centro escolar”, referiu.

João Paulo Pombo Albuquerque, vereador do PSD, disse esperar que a obra se concretize neste mandato. Quanto à observação do presidente da Câmara de que o Campus Educativo chega tarde, o vereador notou que “as obras fazem-se quando há dinheiro e condições para se fazerem”.

Exit mobile version