A Campanha “Este Natal Faça Compras no Comércio Local” de 2022 premiou oito lojas e 120 clientes do comércio local de Oliveira do Hospital. A iniciativa contou com o envolvimento do Município oliveirense e da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.
O objetivo foi, uma vez mais, incentivar às compras no comércio tradicional, valorizando o setor. Na entrega dos prémios do Concurso de Montras e dos vouchers, José Francisco Rolo, presidente da ADI e da autarquia, apelou para que a campanha se prolongue ao longo do ano para ajudar os comerciantes locais. “Queremos vilas, aldeias e cidade com comércio aberto e com vitalidade”, afirmou.
Sob o mote “Cá Compra, Cá Fica”, o autarca caracterizou a iniciativa como “geradora de economia local”. No seu conjunto, entre “animação do espaço público para dinamizar a cidade” e o “apelo às compras no comércio local”, a campanha representou um investimento de cerca de 12 mil Euros.
Na edição de 2022, 45 montras de espaços comerciais estiveram a concurso, número que a organização espera aumentar na próxima campanha. A avaliação das montras concorrentes resultou da votação online na página de facebook da ADI e a votação do júri. O primeiro prémio foi entregue à loja MCarol Cakes, o segundo ao Restaurante Cristina e o terceiro à Casinha dos Euros. Foram ainda atribuídas cinco Menções Honrosas: Olá Dulce, L’Gance, Reino do Calçado Sapataria, Boutique do Euro e Trapus & Sapatus. Os prémios consistem em publicidade paga em órgãos de comunicação social local, em valores que rondam entre os 300 e os 50 Euros.
Os vencedores dos vales de compras receberam vouchers de valores compreendidos entre os 25 e os 500 euros a descontar nas 253 lojas aderentes, fazendo jus ao mote da campanha “Cá Compra, Cá Fica”.
Já a pensar nas próximas edições, a ADI e o Município, em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, vão dinamizar uma formação em Vitrinismo e Decoração dirigida aos comerciantes locais.