A Associação Desportiva de Lagos da Beira promove, no próximo dia 17 de maio, a 4ª edição da Caminhada Solidária “Vamos Ajudar a DOCE”, uma iniciativa que alia desporto, convívio e solidariedade, com o objetivo de angariar fundos para apoiar crianças e famílias afetadas por doenças raras.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, Rogério Duarte, secretário da Associação Desportiva de Lagos da Beira e presidente da Assembleia Geral da DOCE – Associação Nacional para Divulgar e Orientar para Combater e Enfrentar a Tay-Sachs e outras Gangliosidoses –, explicou que esta é uma causa que lhe toca de forma muito pessoal.
“Eu estou aqui a representar no fundo três associações. A primeira associação e a maior de todas que é a minha família, porque eu sou o pai do Guilherme”, afirmou, referindo-se ao filho de 14 anos diagnosticado com a doença de Tay-Sachs.
A caminhada terá início no Parque São Miguel, em Lagos da Beira, local onde decorrerá também o almoço-convívio. O percurso será realizado em contacto com a natureza e pensado para proporcionar momentos de partilha e atividade física.
“É uma caminhada, mas não deixa de ser uma atividade física. O convívio e a partilha das pessoas que estão e depois no fim chegamos novamente ao Parque São Miguel”, explicou Rogério Duarte.
As inscrições permanecem abertas até ao início da próxima semana e incluem um kit de caminhada com t-shirt, saco e águas.
Além da vertente desportiva, a iniciativa tem uma forte componente solidária. Os fundos revertem integralmente para a DOCE, associação criada para apoiar famílias de crianças com doenças raras, nomeadamente através de apoio logístico, financiamento de deslocações para tratamentos e participação em estudos clínicos.
“Todos os fundos que são angariados vão para a Associação DOCE para ajudar qualquer um dos meninos que precise ou qualquer uma das famílias que precise”, sublinhou.

Atualmente, a associação acompanha entre 15 a 20 crianças diagnosticadas, embora possam existir mais casos ainda sem diagnóstico confirmado. Rogério Duarte destacou a importância da união entre famílias que vivem a mesma realidade.
“Como nós costumamos dizer, são famílias que falam a mesma língua”, referiu, acrescentando que “uns já passaram por fases onde outros estão a começar a passar”.
O responsável revelou ainda que o filho participa, atualmente, num ensaio clínico no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, destinado a testar um medicamento experimental que poderá atrasar a progressão da doença.
“É um medicamento experimental que está a ser testado, não para uma cura, mas para atenuar e atrasar a evolução da doença”, explicou.
A caminhada tem contado com forte adesão da comunidade, reunindo habitualmente entre 200 e 250 participantes e permitindo angariar cerca de dois mil euros por edição.
Durante a entrevista, o dirigente destacou também o papel da Associação Desportiva de Lagos da Beira na dinamização da comunidade local. A coletividade prepara-se para celebrar 50 anos de existência com uma festa de verão marcada para os dias 10, 11 e 12 de julho.
Entrevista completa em PODCAST



































