O Feriado Municipal de Seia, que se comemorou este domingo, dia 3 de julho, voltou a ser a ocasião de condecoração de pessoas e instituições do concelho e de premiação dos melhores alunos. A cerimónia do 36º aniversário de elevação de Seia a cidade aconteceu durante a tarde, no parque verde do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.
“A atribuição do mérito municipal no Dia do Município continua a ser a forma mais justa e adequada de prestar homenagem às mulheres e homens que, individualmente ou através das instituições em que participam, dão contributos marcantes em áreas diversas da vida da nossa comunidade”, evidenciou na ocasião Luciano Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Seia.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “ao destacar estes desempenhos de excecional relevância, estas distinções afiguram-se, igualmente, como um estímulo que a todos nos devem inspirar, ao encontro da construção de uma sociedade melhor, mais justa, unida e solidária, condições que são determinantes para enfrentarmos e vencermos os desafios que o futuro diariamente nos coloca”.
Este ano, a Câmara Municipal de Seia condecorou o empresário José Manuel Rogeira Jesus, a Comissão de Melhoramentos de Corgas e a Sociedade Musical Estrela da Beira (Santa Marinha).
José Manuel Rogeira Jesus, detentor de várias empresas sediadas no concelho de Seia, foi agraciado com a Campânula Municipal de Mérito Empresarial, como reconhecimento da sua capacidade de adaptação e inovação, da importância social e económica das referidas iniciativas empresariais e da criação de valor, para o reforço do crescimento económico e a criação de emprego.
O reconhecimento público à Comissão de Melhoramentos de Corgas, através da atribuição da Campânula Municipal de Mérito e Dedicação, é evidenciado no altruísmo dos seus dirigentes, que ao longo de 75 anos tem vindo a prestar um importante serviço público a favor da comunidade onde se insere.
A Campânula Municipal de Mérito Cultural foi atribuída à Sociedade Musical Estrela da Beira (Santa Marinha) pelo seu importante papel na divulgação da cultura e na promoção da música, enquanto instrumento de integração e educação social, desenvolvido nos seus 175 anos de existência.
Ao nível escolar, a Câmara Municipal atribuiu prémios aos melhores de cada nível de ensino no ano letivo 2020/2021.
O prémio é constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros e pretende valorizar o esforço, a dedicação e o trabalho de cada aluno, procurando assim que o seu exemplo constitua uma referência para toda a comunidade escolar.
Assim, do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, foram distinguidos Sofia Costa Oliveira (2º ciclo) e Rodrigo Abrantes Oliveira (3º ciclo).
Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados: Leonor Borges Guerra (2º ciclo), Rita Paiva Cardoso (3º ciclo), Guilherme André Saraiva (ensino secundário) e João Miguel Figueiredo Oliveira (ensino profissional).
Referente ao ensino artístico especializado do Conservatório de Música de Seia, o mérito foi atribuído ao aluno Daniela Filipa Gonçalves Vaz. No ensino profissional, pela Escola Profissional da Serra da Estrela, o galardão foi atribuído a João Miguel Pereira Soeiro, e pela Escola Evaristo Nogueira a Carolina Filipa Oliveira Nunes. No ensino superior, pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria-IPG, foi distinguido Luís Paulo Gomes Pinhanços.