Site icon Rádio Boa Nova

Câmara de Seia contrai empréstimo de 37,3 milhões para liquidar dívida

A Câmara Municipal de Seia contraiu um empréstimo para liquidar uma dívida de 37,3 milhões de euros, referente ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e ao Plano de Reequilíbrio Financeiro (PRF).

A autarquia de Seia, presidida por Carlos Filipe Camelo referiu que o executivo municipal aprovou a contratação de um empréstimo a “médio/longo prazo, até ao montante de 37,3 milhões de euros por 13 anos e meio, para a amortização integral” do PAEL e do PRF.

Segundo o Município, o relatório final dos empréstimos “vem confirmar a expectável diminuição de encargos totais, que, apesar dos ‘spread’s’ e comissões diferenciadas, apresentam no global uma diminuição significativa dos juros e encargos dos empréstimos, com encargos de 4,5 milhões de euros contra 10,344 milhões do PAEL e PRF”.

A autarquia adianta que a medida vai permitir ao município diminuir os encargos totais com a dívida, na ordem dos 5,7 milhões de euros.

De acordo com a autarquia, a contratação deliberada, “para além de diminuir os encargos totais, prosseguindo com o objetivo de minimização de custos diretos e indiretos numa perspetiva de longo prazo, permitirá num futuro próximo alocar recursos financeiros para outras áreas”.

Exit mobile version