Site icon Rádio Boa Nova

Câmara de Santa Comba Dão tenta recuperar helicóptero do INEM

A Câmara de Santa Comba Dão afirmou hoje que está a tentar reverter a decisão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de transferir o seu helicóptero do heliporto de Santa Comba Dão para o aeródromo de Viseu.

“O município está a empregar todos os esforços para reverter esta situação, completamente imprevisível, tanto mais que a autarquia aguardava, desde fevereiro de 2019, uma comunicação formal da ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil)”, refere a autarquia, em comunicado.

Segundo a autarquia, nesta comunicação “deveriam estar, expressamente, enumerados e caracterizados, os constrangimentos existentes às operações de emergência médica, efetuadas a partir do heliporto de Santa Comba Dão”.

Recorde-se que na terça-feira, o INEM justificou a decisão com a falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão.

O executivo mostra-se indignado com a deslocação para Viseu do helicóptero INEM e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que lhe está associada, considerando que se trata de “mais um sério revés para os santacombadenses e para todos os habitantes da região, que beneficiavam da proximidade de um meio rápido de emergência e socorro médico”.

A autarquia refere sido informada oficialmente em 16 de outubro, pela ANAC, de que “o heliporto de Santa Comba Dão não reunia as condições técnicas exigidas para a operação dos meios aéreos do INEM, ficando apenas autorizada a operação dos meios aéreos da Proteção Civil”.

Atendendo a este desfecho, a Câmara Municipal pediu reuniões, com caráter de urgência, ao INEM e à ANAC.

Fonte: Lusa

Exit mobile version