Site icon Rádio Boa Nova

Câmara de Penacova aprovou financiamento extraordinário a IPSS

O executivo do Município de Penacova, presidido por Humberto Oliveira, aprovou na reunião de Câmara da última sexta-feira um apoio extraordinário às IPSS.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o presidente do Município, Humberto Oliveira considera que a IPSS  “têm feito um trabalho excecional aos utentes do Município de Penacova”, pelo que “têm sido entregues, e continuarão a ser, vários Equipamentos de Proteção Individual nas IPSS’s do Concelho, pois “o papel que representam, ao deslocarem-se diariamente para a prestação de cuidados de saúde, higiene, entre tantos outros, é ainda de maior importância nos dias que correm, tornando-se imperativo ajudar estes parceiros no suporte social a famílias e grupos de risco, como o transporte das refeições realizado diariamente, medicamentos e mesmo o combate ao isolamento”.

Adianta o Município que “o apoio financeiro, concretizado para efeitos das deslocações, é referente ao abastecimento de combustível das viaturas utilizadas no apoio domiciliário dentro da área do concelho de Penacova”. Este apoio será feito mediante a apresentação de fatura, onde constem os elementos identificativos da viatura. Atendendo à urgência da situação, podem ser efetuados adiantamentos do valor atribuído pelo Município, até um máximo de 50%, de forma a assegurar que os serviços possam ser prestados de forma célere e que correspondam às necessidades dos Munícipes.

“O protocolo a apresentar às IPSS vigorará pelo prazo em que se mantiver esta situação de estado de emergência, que consequentemente levou ao aumento da necessidade de apoio domiciliário aos utentes”, lê-se em comunicado.

De acordo com Humberto Oliveira, “a autarquia continuará a trabalhar em parceria com as diversas entidades do Concelho, procurando sempre atenuar, dentro das suas possibilidades e obrigatoriedades, as carências que vão aparecendo, e em caso de necessidade de evacuação de alguma instituição”. Adianta que a autarquia “está preparada para o fazer, tendo locais identificados para acolher os utentes afectados”.

A Câmara Municipal de Penacova continua a implementar várias medidas de combate ao Covid-19. “Considerando a situação excecional que o país, e o mundo atravessam, é necessário prestar acima de tudo mais e melhor apoio

Exit mobile version