Site icon Rádio Boa Nova

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

…por dia, mas no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde o serviço de urgência já é garantido no período noturno (20h00- 08h00), aos feriados e fins de semana.

A proposta, que carece ainda de redação final, foi esta manhã foi apresentada pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, depois de ter sido reprovada na última reunião da Assembleia Municipal. “Desafio o presidente da Câmara a esquecer as questões partidárias e a defender esta questão junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e do governo por ser esta a solução que melhor serve os interesses de Oliveira do Hospital”, afirmou o único eleito pelo PSD no seio do executivo municipal.

Em causa está a proposta que a Assembleia Municipal rejeitou, mas que José Carlos Alexandrino disse que deveria merecer a união dos eleitos, no sentido de reivindicar a reposição do SAP 24 horas por dia. Isto mesmo voltou a ser defendido, esta manhã, pelo presidente do Município. “A minha posição sempre foi clara em relação a isto”, afirmou o autarca, verificando que a esta altura Oliveira do Hospital não deve apenas reivindicar um SAP de 12 horas, mas sim de 24 horas. Fez questão de voltar a esclarecer que o SAP, entre as 08h00 e as 20h00 fechou “porque os médicos propuseram uma unidade de cuidados de saúde familiar e propuseram deixar de fazer SAP” e “com a conivência do ACES e da ARS Centro”. “Se a proposta é para ter SAP das 08h00 às 20h00 eu associo-me. Não posso ser um mar de contradições”, afirmou o autarca, verificando que à frente dos interesses partidários, estão os interesses do concelho.

Atendendo àquela que vem sendo a posição assumida pelos médicos e direção do Centro de Saúde que, segundo o autarca, não vêem com bons olhos o regresso do SAP àquela estrutura, José Carlos Alexandrino defende que o SAP fique a funcionar na FAAD. “O próprio diretor do centro de saúde não concorda que o SAP regresse ao centro de saúde”, afirmou. “Já que a FAAD tem (a urgência) das 20h00 às 08h00, sábados, domingos e feriados, também deve ter durante o dia porque tem melhores mecanismos, como raio x…”, afirmou José Carlos Alexandrino que, do mesmo modo, pretende que o serviço de emergência assegurado pelo INEM, encaminhe os doentes para a urgência do hospital da FAAD , em vez de os encaminhar para Seia ou Arganil, porque “ali também se faz raio x e análises clínicas”.

Exit mobile version