Em mais um espaço de opinião na Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Cartão do Cidadão (CC) que “esteve esta semana no topo das notícias”.
“Derivado da guerra dos sexos, da igualdade de género e de outras coisas que tais, a designação de Cartão de Cidadão sob a matriz masculina começou a gerar controvérsia. Então, vai daí fazer mudanças”, comenta Vítor Neves.
A recordar o “impresso mais ou menos amarelado” – o Bilhete de Identidade- que “de algum modo nos identificava”, Vítor Neves verifica que com a mudança anunciada em Portugal, o CC vai continuar a designar-se como Cartão de Cidadão, sendo que em Inglês se passará a chamar “Identity Card”. “Em Português continuamos mais modernos”, sublinha.
Vítor Neves repara ainda que no novo Cartão de Cidadão “aparece só o nome”. “Não importa se é do sexo feminino ou masculino”, comenta, notando que em França, por esta altura, “a discussão” é para que se faça desaparecer a designação de pai e mãe para ser substituído por “parente 1 e parente 2”, referiu.
“Ca$h Resto Z€ro” – Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas. Por Vítor Neves na Rádio Boa Nova.