Site icon Rádio Boa Nova

Cabine de Leitura “ao serviço dos oliveirenses” a partir de hoje

A cidade de Oliveira do Hospital conta, a partir de hoje, com uma Cabine de Leitura. O equipamento, desenvolvido pela Fundação Altice, está situado no Parque do Mandanelho e permite “colocar livros ao acesso de todos”.

A Cabine de Leitura representa um “projeto de partilha”, uma vez que “todos podem aceder aos livros que estão nas prateleiras”. “A ideia é levar um livro e deixar outro”, começou por explicar Graça Silva, vereadora da Cultura e da Educação do Município, na inauguração do espaço.

A agradecer à Altice pela “oportunidade de o concelho ter este equipamento”, a vereadora sublinhou que o contributo que agora se pede à população é que “usufruam do serviço com cidadania, com cuidado e preservação”. “É uma prova à cidadania dos oliveirenses. O sucesso deste projeto também depende do comportamento dos utilizadores”, frisou, apelando ao “bom funcionamento do serviço para que esteja sempre em boas condições”. Para “garantir” isso mesmo, a iniciativa conta com a colaboração da equipa da Biblioteca Municipal.

Orgulhoso pelo facto de a cidade contar com mais um “palco” para a cultura, José Francisco Rolo defendeu que o projeto mostra que o Município “continua a investir e a valorizar o livro e a literatura”. Para o presidente da autarquia, numa altura em que “estamos cada vez mais agarrados às tecnologias”, esta Cabine representa “um espaço de convívio” e “dá a oportunidade de trocar livros”.

“Com esta iniciativa, demonstramos que continuamos a valorizar o pulmão verde da cidade. O Parque do Mandanelho é um espaço central, acolhedor e de convívio. Continuamos a investir para valorizar este espaço. Esta Cabine da Altice, que convida à leitura, é um projeto luminoso, que traz luz, cultura, literatura e memória”.

Na ocasião, Pedro Miguel Marques, diretor da Altice, explicou que “este projeto sustenta um dos pilares da Altice de responsabilidade social e de proximidade com as populações”. De acordo com o responsável, a iniciativa surgiu em 2013 e, neste momento, existem “45 Cabines instaladas em todo o país”.

“A ideia é promover a cidadania e os hábitos de leitura”, referiu Pedro Miguel Marques que espera que a Cabine “sirva também para as pessoas socializarem, um hábito que infelizmente tem vindo a perder-se”.

Desejando “muito sucesso” à implementação do projeto em Oliveira do Hospital, o responsável defendeu que “a Altice vai continuar a ajudar a população e a melhorar a sua qualidade de vida”.

Na ocasião estiveram presentes Ana Estelita, diretora da Fundação Altice, Nuno Oliveira, vice-presidente do Município, José Matias, presidente da UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços e Carlos Mendes, Secretário da Assembleia Municipal.

Exit mobile version