Site icon Rádio Boa Nova

“Caberá a todos cumprir com as regras para que as piscinas possam ser um ponto seguro”

O complexo das piscinas municipais de Oliveira do Hospital reabre amanhã, dia 30 de junho, com um plano de contingência elaborado pela Câmara Municipal, no âmbito do plano de desconfinamento da pandemia da Covid-19.

Esta manhã, em declarações à Rádio Boa Nova, Nuno Ribeiro, vereador do pelouro do desporto do Município de Oliveira do Hospital, referiu que “está em preparação a reabertura” do complexo. De acordo com o responsável, ainda hoje, a delegada de saúde pública do concelho oliveirense “fará uma vistoria ao local” para assegurar que todas as medidas de higiene e segurança vão ser cumpridas.

Consciente de que os “tempos que vivemos são diferentes, onde todos os cuidados são poucos”, Nuno Ribeiro afirma que “seria fácil não abrir”. Contudo, “é opinião do executivo municipal que, se conseguirmos oferecer à comunidade um local onde possam estar e onde têm a garantia de que existem as medidas adequadas, será certamente melhor”. “Serve também para evitar uma afluência descontrolada às praias fluviais e, sobretudo, a zonas juntas do rio que não são vigiadas”, que aconteceria caso as piscinas não abrissem.

Apesar de estar confiante nesta reabertura, Nuno Ribeiro garante também que, “se não houver o cuidado de cada um dos frequentadores, nada deste trabalho valerá a pena” e, por isso, poderão fechar novamente o complexo.

Na Rádio Boa Nova, o vereador adiantou as medidas que constam no plano de contingência, entre as quais a lotação máxima de 100 pessoas em simultâneo, o “afastamento dos chapéus-de-sol, o uso obrigatório de máscara no interior do complexo, a proibição de aglomerados de pessoas e um circuito de entrada e saída”. Quanto aos balneários, estarão encerrados e apenas os sanitários poderão ser usados. “Haverá um reforço das medidas de higienização de forma constante”, acrescentou.

“Caberá a todos cumprir com as regras para que as piscinas possam ser um ponto seguro”, disse, dando conta de que cada pessoa, antes de entrar no complexo, tem de fornecer os seus dados pessoais “para que depois, se houver algum caso suspeito, possa ser descoberta a cadeia de transmissão”.

“Estamos a dar a oportunidade à comunidade para poder usufruir de um espaço em segurança”.

Fazendo um balanço geral acerca dos espaços desportivos no concelho, Nuno Ribeiro referiu que os campos de ténis também já se encontram em funcionamento, inclusive foram palco do Torneio Capital de Cobre e Latão, que decorreu este fim-de-semana e que “foi um sucesso”.

No que diz respeito aos espaços polidesportivos, o responsável deu conta de que ainda se encontram encerrados e apenas “serão abertos no caso de haver necessidade de retomar treinos”, uma vez que “as medidas da Direção-Geral de Saúde não possibilitam a realização de desportos coletivos”.

“O bem-estar da comunidade continua a ser uma prioridade para este executivo”, disse, lançando o convite para o desporto ao ar livre que pode ser feito no Parque do Mandanelho.

Na Rádio Boa Nova, Nuno Ribeiro mostrou-se satisfeito pelo arranque das obras no conhecido Parque dos Marmelos.

Exit mobile version